O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas deu início, nesta segunda-feira, dia 4, ao 1º Curso de Inverno em Biologia Celular e Molecular. Até sexta-feira, dia 8, serão ministradas diferentes palestras no anfiteatro do Nupélia. O evento começou com o tema O genoma da Herbaspirilum seropedicae, palestra ministrada, hoje pela manhã, pelo professor Fábio de Oliveira Pedrosa, professor da Universidade Federal do Paraná.

Amanhã, dia 5, Vivian Bertola, da Qiagen Brasil fala sobre Eletroforese de Ácidos Nucleicos por Capilar utilizando o Qiaxcel. A palestra será às 14 horas. No dia seguinte, 6, no mesmo horário, Carlos Kawamata, da  Uniscience do Brasil, ministra a palestra Genotipagem com Affymetrix: quando menos é mais. Imunidade e vacinas será o tema em debate na parte da manhã, com início às 9h30, com o professor Carlos Gamazo, da Universidad de Navarra, Pamplona, Espanha. Marcia

Dellamano e Valéria Andrade,  assessoras científicas da Roche Applied Science, estão na programação da quinta-feira, dia 7. Às 14 horas, Dellamano discute Aplicações do sequenciamento 454 Life Sciences (Roche) em sequenciamento de genomas, metagenomas e amplicons. Às 15h30 será a vez de Andrade, que irá abordar o tema PCR em tempo real.

O Curso de Inverno termina no dia 8, com a palestra Adesão celular e progressão tumoral: vias de sinalização envolvidas. O convidado é o pesquisador José Andrés Morgado Díaz, do Instituto Nacional de Câncer INCA-RJ. A palestra inicia às 9h30.

Outras informações pelo site www.pbc.uem.br/cursodeinverno/palestras/ ou e-mail cursodeinvernopbc@gmail.com.