Da  es. p/ direira: Júlio Santiago Prates Filho, Ricardo Viana e Ernesto TavaresAs tradições gaúchas estarão em destaque na Universidade Estadual de Maringá dentro da Semana Farroupilha UEM e CTG Rincão Verde: expandindo a cultura. A programação inclui atividades no câmpus sede da Universidade durante todo o dia 25 de setembro, um domingo.Nesta quinta-feira (14), o produtor musical da Rádio UEM-FM e o diretor artístico do CTG Rincão Verde, Ricardo Viana e Ernesto Tavares, respectivamente, apresentaram a proposta do evento ao reitor Júlio Santiago Prates Filho, que aprovou a ideia de imediato e prometeu apoio na sua realização.

As atividades vão começar logo cedo, às 7 horas, com o deslocamento da chama crioula e de comitivas que irão marchar em cavalgada para o câmpus, saindo do CTG Rincão Verde, da Sociedade Rural e da Fazenda Experimental da UEM.

Às 9 horas, haverá a recepção da chama crioula no estacionamento do RU e em seguida apresentações culturais e artísticas, incluindo grupos de danças folclóricas. Também está programada uma palestra a respeito do significado da Semana Farroupilha, recreações com a criançada e jogos de truco, de osso e bocha na grama.

Os participantes ainda poderão saborear um tradicional costelão ao fogo de chão, que será servido no RU, a um custo de R$ 20,00 por pessoa.

Ao final da tarde, será formada uma roda de chimarrão e, logo após, o encerramento das atividades com cântico de hinos e extinção da chama crioula.

Parte da programação terá transmissão ao vivo pela UEM FM. “A nossa rádio busca abrir espaço para as diversas manifestações culturais. No programa Pátria e Querência, que vai ao ar todos os domingos, às 10h da manhã, colocamos, no dial, justamente as tradições gaúchas. A partir desse programa, nasceu a ideia de realização da Semana Farroupilha,” explica Viana, que assina a coordenação do evento junto com Ernesto Tavares.

A Semana ainda tem apoio do Sesc Maringá. Informações na UEM FM pelo fone 44 3011-4356 (Viana).