Processados com farinha e carcaça de peixe - foto Raquel BruneliA UEM e a Embrapa realizam, nesta quarta-feira (20), no Câmpus Regional do Noroeste, em Diamante do Norte, uma reunião entre os pesquisadores do programa de pesquisa Aproveitamento Agroindustrial da rede de pesquisa Aquabrasil e as indústrias do setor de pescado. Durante o evento, serão apresentadas diversas tecnologias desenvolvidas pela pesquisa no Brasil e ainda serão coletadas informações para definição e novas demandas de pesquisa.

A reunião tem como objetivo principal discutir com parte do setor industrial aquícola, localizado no oeste do Paraná e São Paulo, as principais necessidades relacionadas ao desenvolvimento de tecnologia para agregar valor aos produtos e co-produtos do pescado.

A professora Maria Luiza Franco, do Departamento de Zootecnia da UEM, é uma das palestrantes convidadas. Ela vai apresentar os resultados e avanços tecnológicos na confecção de produtos com resíduos de filetagem. Ainda estão programadas outras palestras com apresentação de resultados obtidos a partir de pesquisas na área de aquicultura, tais como: os resultados e avanços tecnológicos sobre a rastreabilidade, off flavor e uso do minced; avanços tecnológicos na produção de co-produtos de pescado; tecnologias para o processamento da tilápia; entre outros.

Os participantes terão, ainda, a oportunidade de conhecer mais sobre a recente Unidade da Embrapa Aquicultura e Pesca, criada em 2010, bem como participar de discussões e apresentar as demandas das empresas para contribuir na definição prioridades das novas pesquisas e da transferência do conteúdo já disponível.

A Rede Aquabrasil: bases tecnológicas para o desenvolvimento da aqüicultura no brasil, liderada pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está em seu quarto ano de funcionamento e conta com a participação diversos pesquisadores da Embrapa e de várias Universidades públicas e privadas, de empresas de pesquisa federais e estaduais, nacionais e estrangeiras e, ainda, de institutos ligados às áreas de agricultura, aquicultura e meio ambiente.

Serviço:
Reunião entre os pesquisadores da Aquabrasil e as indústrias do setor de pescado.
Data: 20/07/2011
Local : Campus Regional do Noroeste/UEM