Foi realizada, hoje (20), no Câmpus Regional do Noroeste, em Diamante do Norte, reunião técnica entre os pesquisadores do programa de pesquisa Aproveitamento Agroindustrial da rede de pesquisa Aquabrasil e as indústrias do setor de pescado. Sob organização da Universidade Estadual de Maringá e da  Embrapa, o objetivo do encontro foi apresentar as tecnologias desenvolvidas por pesquisadores brasileiros, bem como diagnosticar demandas de pesquisa no setor industrial aquícola, capazes de agregar valor aos produtos e co-produtos do pescado.

O evento reuniu, entre outras autoridades, o prefeito de Diamante do Norte, Pedro Ruisperes; a diretora do câmpus, professora Alciony Andréia da Cunha Alexandre; o professor Departamento de Zootecnia da UEM, Ricardo Pereira Ribeiro; o pesquisador Jorge Lara, representando a chefia geral da Embrapa Pantanal; o pesquisador Alexandre Freitas, representando a chefia geral da Embrapa Pesca e Aquicultura; Mauro Braga, chefe Regional do Instituto Ambiental do Paraná; e Francisco Carlos Garcia, diretor do Colégio Agrícola de Diamante do Norte.

A diretora do câmpus falou da importância da parceria com a Embrapa, que além do Projeto de Produção de Peixes em Tanques rede, também desenvolve pesquisa na área de produção de coco e mandioca. Ressaltou a  importância deste evento, no qual os pesquisadores e o setor produtivo têm a oportunidade de discutir as necessidades e conhecer pesquisas desenvolvidas para o setor.

Jorge Lara apresentou a Rede Aquabrasil, liderada pela Embrapa e vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O projeto está em seu quarto ano de funcionamento e conta com a participação diversos pesquisadores, não só da Embrapa, mas de várias universidades públicas e privadas, de empresas de pesquisa nacionais e estrangeiras e, ainda, de institutos ligados às áreas de agricultura, aquicultura e meio ambiente.

No projeto, as seguintes espécies estão sendo estudadas: tilápia (Sul e Sudeste), a cachara (Centro-oeste), o tambaqui (Norte) e o camarão branco (Nordeste).

Durante a reunião técnica, pesquisadores de diversas instituições, inclusive a UEM, apresentaram resultados de pesquisa e avanços tecnológicos.