Na manhã desta segunda-feira (25), foi proferida a aula inaugural da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no anfiteatro do Bloco I-12, no câmpus sede da UEM. O encontro deu as boas-vindas aos novos alunos da Unati e contou com a presença da Pró-Reitora de Ensino, Ednéia Regina Rossi, representando o reitor, Júlio Santiago Prates Filho; dos coordenadores geral e pedagógico da Unati, professor Cláudio Stieltjes e professora Regina Taam; além de representantes dos alunos.

O evento foi aberto com uma programação cultural e seguiu para a composição da mesa. A professora Ednéia afirmou que o sucesso da Unati depende da participação de todos os alunos. Por sua vez, o professor Stieltjes pontuou que a Universidade Aberta à Terceira Idade é um local onde se faz ensino, pesquisa e extensão e não deve ser confundido com um centro de lazer, no qual se ocupa o tempo livre. A professora Regina reforçou a necessidade de comprometimento dos alunos: “apaixonem-se pela Unati, apaixonem-se pela UEM, apaixonem-se pela vida”. Por fim, representantes dos alunos deram depoimentos sobre o que representa a Unati para cada um deles e a importância dos novos alunos participarem dos eventos e atividades da instituição.

Para fechar o encontro, o professor do Departamento de Medicina (DMD), presidente da Sociedade Paranaense para o Estudo da Dor, Orlando Colhado, proferiu uma palestra sobre “As dores da velhice”.

Na saída, as quase 200 pessoas presentes receberam o Jornal da Unati, publicação elaborada pelos próprios alunos da Universidade Aberta.

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, acesse o site www.uem.br/unati ou entre em contato pelos telefones (44) 3011-5096 e 3011-8995.