A presidente do Leifams (Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Família e Saúde), Ingrid Elsen, foi homenageada durante dois eventos voltados para Enfermagem à Família, na Universidade Estadual de Maringá, neste domingo, dia 7, pelos seus promotores: o Departamento de Enfermagem e o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. A homenagem foi pelos relevantes trabalhos para a formação de enfermeiros e profissionais de saúde na área de família no Brasil. Além disso, houve o lançamento do livro Enfermagem à Família: dimensões e perspectivas, de Ingrid Elsen, Sônia Silva Marcon (UEM) e Ana Isabel Jatobá de Souza (UFSC).

Durante a solenidade de abertura, a coordenadora dos eventos e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Sônia Marcon, lembrou que o primeiro Encontro Leifams foi realizado na UEM há muitos anos e que agora também ocorre o Seminário Latino Americano de Pesquisa e Assistência de Enfermagem à Família. Neste ano, são mais de 300 artigos e de 300 inscritos. Elsen agradeceu a Maringá o apoio dado à Enfermagem, principalmente a relacionada à família. Disse que sempre encontrou aqui parcerias produtivas para iniciativas do Leifams.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde, Sandra Pelloso, comentou que é também enfermeira, nutre um respeito muito grande pelo curso e participa de todas as atividades da enfermagem voltadas para família. O reitor Júlio Santiago Prates Filho destacou a boa classificação da UEM no cenário internacional, numa pesquisa feita pelo Webometrics Ranking Web of World Universities, promovido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC, na sigla em espanhol) da Espanha. A UEM é a primeira entre as universidades estaduais do Paraná, a 18ª entre as instituições brasileiras e a 40ª entre as da América Latina. Ressaltou que é um grande orgulho ter a UEM nessa colocação, mas também uma grande responsabilidade e que a Enfermagem tem sua contribuição nessa classificação.

Ivone Evangelista Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, proferiu a palestra Enfermagem à Família no Espaço do Cuidado a Pessoas, Grupos e Comunidade. O 13º Encontro Leifams e o Seminário prosseguem até quarta-feira, dia 10, no Auditório do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), Bloco B-33. Contam com três convidados estrangeiros Daniel Gonzalo Eslava Albarracin, da Universidade Javeriana de Bogotá, Colômbia, Maria Consuelo Amaya Rey, da Universidade Nacional da Colômbia, e Maria do Céu Aguiar Barbieri de Figueiredo, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal.

Outras informações no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, bloco 1, sala 23, telefax (44) 3261-4494, site www.pse.uem.br/leifams ou e-mail sec-pse@uem.br .