Da esquerda para a direita: Antonio Carlos de Campos, Rafaella Stradiotto, George Felipe Rezendes Tada Vignandi, Eliane Cristina de Araújo Sbardellati, Raissa Aline Abou Nouh e Antonio Gomes de Assumpção

No ano em que completa seu jubileu, o curso de Economia da Universidade Estadual de Maringá recebeu um presente de peso. Três graduados na turma de 2010 foram os primeiros colocados no 21º Prêmio Paraná de Economia.

Instituído pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-PR),  o Prêmio é concedido às melhores monografias produzidas pelos estudantes dos cursos de Ciências Econômicas do estado. E, através deste reconhecimento, o Conselho busca estimular os alunos a desenvolverem a investigação e a produção científica, ampliando as reflexões sobre os temas relacionados à ciência econômica, pura e aplicada em geral, e especificamente sobre a economia paranaense.

As premiações são os cinco melhores trabalhos em duas categorias. Na categoria Economia Paranaense, Rafaella Stradiotto Vignandi ficou em primeiro lugar com o trabalho A Dinâmica dos Arranjos Produtivos Locais (Apl) do setor de confecção no Estado do Paraná nos anos 2000, que foi orientado pelo professor Antonio Carlos de Campos.

Na categoria Economia Pura e Aplicada, a UEM levou o primeiro e o segundo lugares, com os seguintes trabalhos, pela ordem: Crédito Bancário e Desenvolvimento Regional no Período 2004 a 2009: o enfoque pós-keynesiano da não-neutralidade da moeda; e Evolução Recente das Exportações Brasileiras. Os premiados são, respectivamente, George Felipe Rezendes Tada, orientado pela professora  Eliane Cristina de Araújo Sbardellati, e Raissa Aline Abou Nouh, com orientação do professor Antonio Gomes de Assumpção.

O Corecon divulgou os nomes dos ganhadores no dia 8 deste mês. A premiação será no próximo dia 26 na Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava.

Atualmente Rafaella Vignandi está cursando mestrado em Economia na UEM e Raissa Nouh embarca, ainda este mês, para os Estados Unidos, onde vai fazer um curso preparatório para o mestrado. George Tada está se preparando para prestar concurso público.

Bem-humorado, o professor Assumpção comentou que a UEM tem tradição em ser agraciada nesse prêmio, mas desta vez “nós abusamos”. A brincadeira refere-se ao fato de os ex-acadêmicos da Universidade estarem nos primeiros lugares nas duas categorias.