No próximo dia 4 de setembro (domingo), a partir das 10 horas, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza a III Mostra de Moda Caipira, no Restaurante Universitário, câmpus sede da Universidade. A UEM FM 106,9 transmite o evento ao vivo e na íntegra.

Segundo o coordenador da Mostra, Ricardo Viana, a cultura popular está estabelecida em todo o Brasil, geralmente demonstrada através da escultura, do desenho, da pintura e de outras expressões como a música, a dança e de tantas outras formas para fazer fluir a criatividade que acaba caindo no gosto do povo e se perpetua através do tempo.

A Folia de Reis, cuja história retroage aos tempos do nascimento de Cristo, é uma dessas manifestações. Possui fortes raízes em Minas Gerais e no interior do estado de São Paulo, mas também é praticada em outros locais, como no Paraná, inclusive em nossa região.

Uma das atrações da Mostra de Moda Caipira é o Grupo de Folia de Reis Unidos Com Fé. A equipe foi formada em Maringá, em 1990, com 34 pessoas. Atualmente, o grupo é composto por 25 a 30 integrantes.

A III Mostra contará também com a presença de Paulo Santana e Vinícius, Devanir, Dourival e Aracy, Orquestra Raiz Sertaneja de Marialva, Ronaldo e Jaci e outros convidados.

A Assessoria de Comunicação Social da UEM autoriza as emissoras de rádio interessadas a transmitirem o evento. Esclarecemos, ainda, que a veiculação comercial durante a transmissão, caso ocorra, será de inteira responsabilidade da emissora de rádio que assim o fizer, sem qualquer vinculação com a UEM FM, seja de natureza jurídica, financeira ou ideológica.

O evento é realizado anualmente na UEM e, ano passado, reuniu cerca de 800 pessoas. Informações adicionais pelo telefone (44) 3011-4356.