Nesta sexta-feira (19), o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Júlio Santiago Prates Filho, recepcionou representantes da Fundación Ayacucho (Fundayacucho), da Venezuela. A visita formalizou o convênio de mobilidade acadêmica assinado pelas instituições. Mesmo estando licenciada para tratamento de saúde, a vice-reitora, Neusa Altoé, também participou das negociações.

Maria Laura González e Jesus Rodriguez conheceram o câmpus sede da UEM e reforçaram o interesse mútuo de operacionalizar o convênio de cooperação internacional. Os resultados devem chegar logo: o edital para mobilidade acadêmica será divulgado em setembro, pela Fundayacucho, e a previsão é que os alunos venezuelanos sejam recebidos já no próximo semestre, pela UEM.

Segundo Prates Filho, a função do gestor é superar os entraves burocráticos para executar o convênio, afirmando que a Universidade não medirá esforços para receber os alunos e adaptá-los a instituição.

A Fundayacucho é uma entidade do Ministerio del Poder Popular para Ciencia, Tecnología e Industrias Intermedias (MPPCTII). Assim como os objetivos de Extensão da UEM, a fundação latino-americana promove cursos para capacitar pessoas que trabalhem como multiplicadores do conhecimento em localidades mais distantes dos grandes centros urbanos. Outras informações através do site http://www.fgma.gov.ve/vistas/index.php.