Ópera Mikado abre o Festival

Foi aberto, ontem (29) à noite, o 1º Festival de Canto da UEM,  que começou com uma apresentação da ópera "O Mikado", com o Núcleo de Ópera da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), na Oficina de Teatro da UEM . O evento segue até sexta-feira (2), com recitais de canto no Auditório Luzamor., sempre às 21h. A entrada é franca.

O coordenador geral do evento, o professor John de Castro, explica que o festival também terá oficinas diárias com professores da UEM, da Embap e da Universidade Federal de Alagoas. Entre as disciplinas estão expressão corporal para cantores e prática e ensino do canto lírico. As atividades serão desenvolvidas na Oficina de Teatro e no Bloco 8 na UEM. Também acontecerão palestras com Marvin Keenze, professor da Westminster Choir College of Rider University; com a secretária de Cultura Flor Duarte e com Vera do Canto Mello, da Associação Brasileira do Canto. O evento é realizado pelo Departamento de Música e cursos de Música/Canto e de Artes Cênicas/Teatro da UEM, com parceria da Prefeitura de Maringá/Semuc, Embap, Fundação Araucária e Sonkey/Londrina. Informações pelo fone (44) 3011-4092.

Dia 30

- Oficina de Expressão Corporal para Cantores, com Pedro Ochoa e Mateus Moscheta (Universidade Estadual de Maringá), das 08h00 às 09h20, no Bloco 008 – Oficina de Teatro da UEM.

- Oficina de Leitura a Primeira Vista para cantores, com Valéria Rossetto Nunes (Escola de Música e Belas Artes do Paraná/EMBAP), das 09h30 às 10h50, no Bloco 008 – Oficina de Teatro da UEM.

- Palestra com Marvin Keenze (Westminstor Choir College of Rider University, EUA), das 11h00 às 12h00, no Bloco 008 – Oficina de Teatro da UEM.

- Oficina de Interpretação da Canção Brasileira de Câmara, com Fátima de Brito (Universidade Federal de Alagoas/UFAL), das 14h00 às 15h30, no Bloco 008 – Departamento de Música da UEM.

- Oficina de Ópera e Oratório, com Denise Sartori (Escola de Música e Belas Artes do Paraná/EMBAP), das 15h40 às 17h10, no Bloco 008 – Departamento de Música da UEM.

- Oficina de Interpretação da Canção de Câmara Estrangeira, com Marvin Keenze (Westminstor Choir College of Rider University, EUA), das 17h20 às 18h50, no Bloco 008 – Departamento de Música da UEM.

- Recital de Canto com Participantes do I Festival de Canto da UEM, às 21h00, no Auditório Luzamor.

Dia 31

- Oficina de Expressão Corporal para Cantores, das 08h00 às 09h20, no Bloco 8 – Oficina de Teatro da UEM.

- Oficina de Leitura a Primeira Vista para cantores, com Valéria Rossetto Nunes (Escola de Música e Belas Artes do Paraná/EMBAP), das 09h30 às 10h50, no Bloco 8 – Oficina de Teatro da UEM.

- Palestra com Flor Duarte (Secretária de Cultura de Maringá/SEMUC), das 11h às 12h, no Bloco 8 – Oficina de Teatro da UEM.

- Oficina de Interpretação da Canção de Câmara Estrangeira, com Marvin Keenze (Westminstor Choir College of Rider University, EUA), das 14h às 15h30, no Bloco 8, Sala 8 – Departamento de Música da UEM.

- Oficina de Interpretação da Canção Brasileira de Câmara, com Fátima de Brito (Universidade Federal de Alagoas/UFAL), das 15h40 às 17h10, no Bloco 8, Sala 8 – Departamento de Música da UEM.

- Oficina de Ópera e Oratório, com Denise Sartori (Escola de Música e Belas Artes do Paraná/EMBAP), das 17h20 às 18h50, no Bloco 8, Sala 8 – Departamento de Musica da UEM.

- Recital de Canto com Participantes do I Festival de Canto da UEM.