O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, conforme agendamento do reitor Júlio Santiago Prates Filho, recebeu, nesta terça-feira (30), em Curitiba, comissão representando os estudantes do Movimento Estudantil da Universidade Estadual de Maringá, onde foram debatidos os itens da pauta de reivindicações encaminhada ao governador em exercício Flávio Arns, no último dia 26.

Durante a reunião, que durou quase cinco horas, o secretário, acompanhado por Prates Filho; pelo assessor de Planejamento do Ensino Superior da Seti, Décio Sperandio; pelo diretor geral da Seti, Sérgio Vieira; e pelo pró-reitor de Administração da UEM, Marcelo Soncini Rodrigues, discutiu todos os itens e, juntos, analisaram a possibilidade de atender as necessidades apresentadas.
De acordo com Alípio, a política da secretaria com relação a obras já iniciadas nas universidades é garantir recursos para concluí-las, “incluindo as etapas da Casa do Estudante”, explicou. Dentre os pedidos relacionados ao Restaurante Universitário ficou estabelecido que a ampliação da estrutura disponibilizada hoje aos estudantes será ampliada em 2012. Além disso, nos demais campi, a alimentação será providenciada por meio de um processo licitatório para entrega de “quentinhas”.
Tanto o secretário quanto o reitor destacaram que o andamento de questões diretamente ligadas aos conselhos superiores da universidade serão resolvidas internamente, ou seja, o encaminhamento será realizado para deliberação dos próprios conselhos. Eles afirmaram também apoio integral a reivindicação em nível nacional de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.
Um dos itens relacionados na pauta defende a não criminalização em função da ocupação da Reitoria. Segundo Prates Filho, a partir do momento em que as negociações baseadas no diálogo não surtirem efeito e a universidade passar a ter prejuízos, como a perda de recursos, será preciso uma ação que garanta a reintegração de posse. “Como gestor sou responsável pelo andamento de todas essas questões, por isso, tenho que ter ética, moral e lealdade aos princípios da administração pública”, informou.
Para o secretário, o diálogo permanente com os representantes das universidades é fundamental para que o governo consiga melhorar, cada vez mais, a educação no Estado. Ele se dispôs a receber os estudantes de todas as universidades periodicamente e destacou a ideia de implantar o sistema estadual de educação com uma política unificada para todos os níveis de ensino, “por isso, a importância da participação de vocês nesse processo”.
Nesta quarta-feira (31), os estudantes realizarão reunião para discutir as respostas obtidas.