No próximo domingo (4), a partir das 10 horas, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza a III Mostra de Moda Caipira, no Restaurante Universitário, câmpus sede da Universidade.

Segundo o coordenador da Mostra, Ricardo Viana, os objetivos da Mostra são valorizar e difundir a tradição caipira, levar à comunidade de Maringá e região a cultura caipira por meio de apresentações musicais e artísticas, ao vivo, promover a integração da UEM com os admiradores da música caipira e divulgar e fomentar a Cultura Brasileira.

O evento contará com a presença de Paulo Santana e Vinícius, Devanir, Dourival e Aracy, Orquestra Raiz Sertaneja de Marialva, Grupo Folia de Reis Unidos com Fé, Ronaldo e Jaci e outros convidados.

Paulo Santana, formado em música popular brasileira e jazz, é reconhecido no meio musical como um dos melhores violeiros da atualidade. A convite de Alex, filha de Tião Carreiro, faz parte do projeto “Museu Tião Carreiro”, além de apresentar-se em diversos programas de televisão, como Globo Rural, Tudo é Possível, Paraná TV e Programa do Jô. Atualmente, Paulo Santana mantém sua escola de música em Maringá e realiza shows pelo Brasil, formando dupla com seu aluno, Vinícius Morimoto. Os irmãos Devanir e Dourival formam uma das duplas mais antigas de Maringá, com tem 3 CDs gravados. Aracy Sossai, esposa de Dourival, junto com a dupla, encanta os admiradores da musica caipira. Ano passado, participaram do 3° Acorde Universitário e receberam o Prêmio Aclamação Popular. Fundada em 2009, a Orquestra Raiz Sertaneja de Marialva é formada por vários instrumentos, de diferentes timbres. Violas, sanfonas, percussão, violino, cavaquinho, baixo, sob a regência do maestro Pepato, fazem a harmonia e o acompanhamento para  as canções. Ronaldo e Jaci compõem uma das duplas mais populares de Maringá e região, pelo talento como instrumentistas e cantores afinadíssimos.

Por sua vez, o Grupo de Folia de Reis Unidos Com Fé tem 21 anos de existência e, atualmente, conta com cerca de 30 integrantes, mantendo viva uma manifestação de cultura que retroage aos tempos do nascimento de Cristo.

O evento é realizado anualmente na UEM e, ano passado, reuniu cerca de 800 pessoas. Informações adicionais pelo telefone (44) 9927-2819.