Renan Marques: reconhecimento de todo trabalho e todo esforço empreendidos

A Adecon Empresa Júnior de Consultoria da UEM, eleita a melhor do País em agosto, foi destaque na Rede Globo, nesta segunda-feira, dia 3. A TV Cultura, afiliada de Maringá, produziu uma matéria sobre a premiação e as ações da Adecon, exibida no Bom Dia Paraná. O telejornal chamou a atenção ao fato de que a empresa maringaense superou entidades de universidades de renome, como as da USP e Unicamp. Para o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, o repasse do conhecimento pelos professores e a dedicação e esforços dos estudantes foram premiados. Ressalta que aproximar a ciência, a academia e as empresas é o papel da universidade. Lembra que essa ação contribui com a formação dos alunos e para sua vida profissional. Parabenizando a conquista, disse que a administração da UEM continuará a apoiar as iniciativas e viabilizar que as demais empresas também tenham sucesso.

Renan Marques, vice-presidente de Relacionamento Externo da Adecon e aluno do 3º ano de Administração, comemora a divulgação na rede Globo. Diz que é o reconhecimento de todo trabalho e todo esforço empreendidos no dia-a-dia pelos integrantes da empresa e pelos professores que os orientam. Ressalta que o acompanhamento feito pelos professores faz toda a diferença. Lembra que os docentes são altamente qualificados, o que mostra o reconhecimento da UEM como a melhor universidade do Paraná.

Visibilidade - Marques diz ainda que a premiação trouxe reconhecimento e visibilidade por parte da população. Antes, isso estava restrito aos clientes, que relatam 100% de satisfação. Outra vantagem com o sucesso é o surgimento de melhores oportunidades. Explica que fica mais fácil obter novos parceiros. Para o professor Nilton Facci, coordenador do Projeto Adecon, a premiação reconheceu todo o trabalho de bem servir as pessoas que buscam a empresa. Ressalta que, embora chamada de empresa júnior, o trabalho executado não tem nada de júnior. “O trabalho é grandemente profissional. Ele é executado por alunos com apoio dos professores, mas é bem feito há muito tempo. Não foi de um momento para outro. O caminho é trilhado há longo tempo. A preocupação com a qualidade vai até o pós-venda”. Facci comenta ainda que a Adecon tem uma fila de empresas esperando para ser atendidas.

A Adecon foi premiada durante o 19º Encontro Nacional de Empresários Juniores, realizado de 10 e 14 de agosto, em Foz do Iguaçu. A responsável pela premiação foi a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). Foi utilizado o Sistema de Medição de Desempenho (SMD), que mensura os resultados das empresas juniores em âmbito nacional. Foram analisados 19 marcadores divididos em sete perspectivas: Mercado, Movimento Empresa Júnior, Pessoas, Sociedade, Estratégia, Projetos e Financeira. A Adecon foi a melhor do Brasil nas duas últimas perspectivas, motivo pelo qual a fez conquistar o 1º lugar geral no SMD, sendo considerada a melhor empresa júnior do Brasil.

Empreendedorismo - Vinculada aos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis da UEM, foi fundada em 1992, sendo pioneira na Instituição. Seu objetivo é complementar a formação do aluno, aplicando na prática a teoria adquirida nos anos de graduação e relativos à área de formação profissional dos acadêmicos. Utilizando-se dessa filosofia, visa, também, estimular os conceitos de empreendedorismo, responsabilidade social e profissionalismo em alunos dos três cursos que abrangidos. A empresa é estruturada em cinco áreas: Marketing e Eventos, Financeiro, Projetos, Gestão de Pessoas e Presidência.

Em média, desenvolve 25 consultorias por ano, das quais, nove sociais (a custo zero). A Adecon é composta por 35 integrantes, conta com o auxílio de 34 professores. A empresa desenvolve consultorias em Gestão Estratégica, abrangendo as áreas de Administração Estratégica, Gestão de Pessoas, Planejamento e Controle da Produção, Plano de Negócios, Gerenciamento Financeiro e Análise e Estratégias de Marketing. A partir dos pedidos, é elaborado um diagnóstico da empresa e feita a consultoria. Faz parte também das atividades o pós-venda. Os clientes pagam cerca de 20% do valor do que é cobrado no mercado. Os recursos são canalizados para a capacitação dos integrantes da Adecon e para melhoria da infra-estrutura da empresa.

Benefícios - Marques destaca que, para os alunos, a participação em uma empresa júnior é muito importante. Comenta que isso tem um peso muito grande no desenvolvimento e capacitação do estudante, que sai da universidade preparado para o mercado. Diz que é uma oportunidade de se colocar em prática a teoria aprendida nos cursos. Ressalta ainda que a experiência acrescenta benefícios não só no currículo, mas também na vida, trazendo valores importantes como engajamento, transparência, imparcialidade, trabalho em equipe, iniciativa.

O 3º Top of Mind, uma das iniciativas de sucesso da empresa, premiará as empresas mais lembradas em Maringá, em 22 diferentes segmentos, nesta quinta-feira, dia 6, a partir das 19h30, no Moinho Vermelho.