O reitor Júlio Santiago Prates Filho normatizou a realização de saraus e ratificou a decisão de manter a proibição da venda de bebidas alcoólicas no câmpus sede, em Maringá, e nos câmpus regionais. As medidas foram formalizadas por meio da reedição do ato executivo 08/2011 – GRE (Gabinete da Reitoria), na última quinta-feira, 29. Nesta segunda-feira (3), Prates Filho fez o comunicado aos presidentes de câmaras dos conselhos superiores (veja foto).

A normatização significa estabelecer regras para que ocorra a realização de saraus nas dependências dos câmpus da Universidade. O ato executivo diz que “a realização de saraus, festas, encontros ou qualquer outra denominação atribuída a reuniões festivas ou culturais efetuadas por membros do corpo docente, discente, técnico universitário ou pessoas estranhas à comunidade universitária nas dependências do câmpus-sede e demais câmpus regionais dependerá de prévia e expressa manifestação da Prefeitura do Câmpus e posterior autorização do reitor”. Na foto abaixo, os estudantes são comunicados sobre o ato executivo. Ao tomar a decisão, Prates Filho levou em conta a necessidade de cumprir a legislação no que se refere à segurança dos participantes dos saraus. Os últimos saraus realizados na Universidade terminaram de madrugada e reuniram cerca de duas mil pessoas. Esta quantidade de pessoas representa risco para a segurança de todos, uma vez que a legislação exige a emissão do alvará dos órgãos competentes. Também integra o rol de razões que fundamentaram a decisão do reitor uma solicitação do Conselho Municipal Antidrogas, o regime disciplinar do corpo discente na UEM e o Estatuto da Universidade. Prates Filho não proibiu os saraus dentro da UEM, mas disciplinou a realização deste tipo de acontecimento. O reitor entende que é preciso oferecer, cada vez mais, oportunidades para que os estudantes possam participar de eventos culturais na instituição, porém quando se trata da realização de saraus é preciso, segundo ele, agir com prudência para evitar situações que possam colocar em risco a vida das pessoas num tumulto, além de denegrir a imagem da instituição. Prates Filho lembra que a UEM já oferece, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/Diretoria de Cultura, algumas opções culturais voltadas inclusive para os estudantes, entre elas o Festival Maio no Palco, o Acorde Universitário, o Cinuem, o Festival de Dança, o Festival de Bonecos, a Mostra de Corais, o Curta Som. Outros projetos estão em estudo. A Recepção aos Calouros, conhecida como Calourada, sempre conta com o apoio logístico e financeiro da Reitoria para sua realização.