Foto: Seti

Durante encontro com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Alípio Leal, ontem, dia 13, em Curitiba, o reitor Júlio Santiago Prates Filho se pronunciou em defesa dos educadores infantis do centro de educação infantil da UEM, pleiteando a alteração do atual perfil profissiográfico da função de pedagogo, visando a ampliar as atribuições deste cargo no sentido de acatar as diretrizes apresentadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Estas diretrizes da LDB recomendam o grau superior para aquele profissional que atende as crianças na creche.

Realizado a pedido de Prates Filho, o encontro na Seti reuniu representantes do setor de recursos humanos, professores dos departamentos de Fundamentos da Educação e de Teoria e Prática da Educação da UEM, além do assessor técnico da Seti, Décio Sperandio, reitores, vice-reitores de outras universidades, representantes dos recursos humanos das IES, e integrantes do Sinteemar e de alguns sindicatos ligados às instituições de ensino superior públicas do Estado.

O secretário se comprometeu a fazer a análise técnica da proposta apresentada para depois de se manifestar. A ideia da reunião era discutir a função de educador infantil, tendo em vista as alterações produzidas ainda na lei 15.050/2006, e que agora voltam também a serem analisadas pela ótica do grupo de estudos de elaboração da carreira técnica-administrativa das IES, instituído pela Seti.