Maringá sediou, no último fim de semana (14,15 e 16), a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, que contou com quase mil jovens de todo Paraná. No encontro foram discutidos temas como saúde, educação, trabalho, cultura, meio ambiente, esporte e lazer, entre outros. A solenidade de abertura e a plenária de encerramento ocorreram no Parque de Exposições e as atividades dos grupos temáticos no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A assessora de Relações Institucionais e Políticas Públicas, Celene Tonella, representou o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho.

Segundo o secretário de Estado de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, a conferência é uma oportunidade de diálogo com a juventude para definição de políticas públicas que atendam as demandas existentes no Paraná. “O resultado das discussões irá contribuir para a definição de políticas efetivas de curto, médio e longo prazo, mas com a importância de se ouvir a juventude para realizá-las”, ressaltou.

As definições do evento precisam contemplar a diversidade existente na juventude paranaense. “São demandas, anseios, desejos e preocupações de uma juventude eu precisa atender a todos, a juventude na cidade, no campo, nos quilombos, nas áreas indígenas, políticas que sejam relacionadas às realidades do Paraná”, comentou Luciane Vanessa Fagundes, diretora do Departamento da Diversidade da Secretaria de Estado da Educação e coordenadora do evento.

Foram eleitos 75 delegados para a Conferência Nacional que acontece em Brasília, em dezembro. O encontro contou com a participação de representantes de diversos movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais e foi uma realização da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com as secretarias estaduais da Saúde, da Cultura, da Família e Desenvolvimento Social, de Relações com a Comunidade e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

*Com auxílio da Agência de Notícias do Governo do Estado do Paraná.