A Comissão Ambiental da UEM (Cauem), em parceria com o Proação Ambiental, e diversos Centros Acadêmicos, entre eles, o Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho (Direito), organizaram algumas atividades para a recepção dos calouros de 2012. A principal é a Trilha Ecocultural, que foi realizada na manhã desta quinta-feira (9). Após concentração em frente à Reitoria, os novos estudantes da UEM, em companhia dos professores Marino Elígio Gonçalves e Manoel Quaresma Xavier conheceram a Instituição e passaram por vários setores, entre eles, o Museu Dinâmico da UEM (Mudi). O encerramento da trilha foi defronte ao Restaurante Universitário (RU), seguido de almoço no próprio RU. O objetivo foi o de permitir que as pessoas conheçam a Universidade e saibam se localizar nela. A proposta foi percorrer diversos espaços dentro do câmpus, abrindo a UEM à comunidade maringaense para que a Instituição seja conhecida em seus diversos ambientes.