O II Simpósio Regional IPNI Brasil sobre Boas Práticas para o Uso Eficiente de Fertilizantes será realizado nos dias 27 e 28 de março, em Maringá. Segundo os especialistas, com a elevação dos preços dos insumos, aumento do custo de produção, da pressão social pela produção com responsabilidade ambiental, é cada vez mais necessário saber utilizar adequadamente os insumos agrícolas. No evento, produtores e equipe terão contato com informações sobre as boas práticas na área e abordagem do manejo adequado da matéria orgânica visando à sustentabilidade dos sistemas de produção.

De acordo com o coordenador do Simpósio, o professor da UEM, Antonio Saraiva Muniz, "é possível otimizar produtos e recursos, bem como as tecnologias disponíveis no mercado. Segundo ele, o objetivo é contribuir com o produtor que quer plantar e colher de forma sustentável e rentável. Basta que ele tenha em mãos as ferramentas e informações corretas".

Serão mostrados trabalhos sobre o uso adequado dos insumos agrícolas no sistema de produção como trigo, milho e soja, com intuito de ajudar o produtor na tomada de decisão. Entre outros fatores, cabe a ele saber que práticas da calagem e adubação assumem lugar destaque. Para que esse objetivo seja atingido, cabe ao agricultor a aplicação de conceitos básicos que envolvem a eficiência dos fertilizantes e corretivos agrícolas e o sistema de manejo dos solos do Paraná com o uso adequado de corretivos e fertilizantes.

O que se observa, entretanto, é que muitas vezes esses conceitos básicos não são aplicados pelos agricultores, levando, muitas vezes, a níveis extremamente baixos de eficiência dos fertilizantes e corretivos agrícolas aplicados. O objetivo deste evento é focar os aspectos básicos do uso eficiente de fertilizantes e corretivos agrícolas que, direta ou indiretamente, estão envolvidos no processo com detalhamento do manejo para o melhor aproveitamento dos nutrientes contidos nesses insumos.

A solenidade de abertura será no dia 27, às 9 horas, no Teatro Marista. Promovido pelo Instituto Internacional de Nutrição de Plantas (IPNI) e pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), o evento contará também com especialistas de outros centros de pesquisas, como Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA-USP), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), Embrapa Soja, Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa). As inscrições têm preços diferenciados por categorias e por datas até 29 deste mês, de 1º a 20 de março e após essa data. Outras informações pelo site www.ipni.org.br, e-mails elavorenti@ipni.net e rfiuza@ipni.net, fones (19) 3433-3254 e 3422-9812.