O Núcleo Regional de Educação de Maringá realizou, nesta terça-feira, dia 28, a solenidade de início de atividades do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), oferecido na UEM. A aula inaugural foi para turma 2012. De manhã, os alunos foram recepcionados pela chefe do NRE de Maringá, Maria Inês Teixeira Barbosa; pelo representante do PDE no NRE de Maringá, Sergio Aguilar, e pela coordenadora do PDE na UEM, Marta Sueli de Faria Sforni. À tarde, Sforni profere a palestra A Escola como Objeto de Estudo.

O PDE é um programa do governo do Paraná para formação continuada dos professores da rede pública estadual iniciado em 2007 e desenvolvido pelas universidades estaduais. A UEM atende a sete NREs: Maringá, Cianorte, Loanda, Paranavaí, Goioerê, Umuarama e Campo Mourão. Em 2007, a UEM recebeu 227 professores da rede pública estadual para o PDE; em 2008, 237; em 2009, 550; em 2010, 350; e em 2011, o governo não abriu turmas para capacitação desses docentes. Cada turma é desenvolvida em dois anos, incluindo as aulas, as orientações e elaborações de projetos, material didático e artigo. Neste ano, o curso começa no dia 5 de março.

Nos dias 29 deste mês e 1º de março, será realizado o I Seminário Integrador - PDE-2012 - NRE-Maringá. No dia 29, de manhã, o professor João Cesar Guirado (UEM) profere a palestra O PDE no Contexto da Formação Continuada de Professores. Nos demais horários, serão realizados minicursos.

Nas turmas anteriores, a aula inaugural do PDE ocorria em Curitiba com os professores do Paraná todo. Neste ano, esse evento foi descentralizado e cada NRE organiza a sua aula inaugural para os professores vinculados a seus núcleos. Em Loanda, a atividade ocorreu no dia 13 deste mês; em Umuarama, dia 14; em Campo Mourão, dia 15; em Goioerê, dia 27; em Cianorte, dia 28; em Paranavaí, será no dia 29.