Foto: Site Angelo Rigon/Construtora Sanches Tripoloni

A coordenadora do Observatório das Metrópoles da UEM, Ana Lucia Rodrigues, participa, até sexta feira, dia 9, no Rio de Janeiro, da reunião dos gestores do INCT/CNPq: Observatório das Metrópoles, (INCT - Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia / CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), na qual, apresenta e entrega o relatório final da pesquisa sobre o contorno norte de Maringá intitulada PAC Maringá “Contorno Norte”: aprofundando o processo de segregação socioespacial.

O trabalho, realizado em Maringá, faz parte do conjunto de pesquisas realizadas no âmbito do INCT/CNPq: Observatório das Metrópoles, que compõe o monitoramento do PAC e que a rede Observatório das Metrópoles vem realizando em todo o País. A pesquisa teve como objetivo demonstrar que, por meio dessa intervenção urbana, a histórica constituição de um espaço urbano maringaense moldado pelos interesses de segmentos econômicos ligados diretamente à indústria da construção civil e imobiliária se mantém e se aprofunda.

A pesquisa, coordenada por Rodrigues, é resultado de um trabalho realizado em 2011, envolvendo a participação de pesquisadores e acadêmicos de graduação dos cursos de Arquitetura e Ciências Sociais, além de alunos do mestrado em Ciências Sociais da UEM. Foram analisados os impactos da implantação de uma obra viária em forma de trincheira na vida cotidiana dos moradores do entorno da via, e segunda a coordenadora, “apesar de não finalizada, esta obra já trouxe reflexos irreversíveis para toda a população de seu entorno, bem como para toda a região.”

A obra do contorno norte, atualmente paralisada, está sendo realizada em Maringá com recursos do PAC, cujo principal objetivo é mudar o fluxo da BR 369 retirando-o do centro de Maringá e da Avenida Colombo. O Observatório das Metrópoles pode ser contatado no câmpus da UEM, Bloco 5, sala 8, fone (44) 3011-4287.