Membros do Conselho de Admnistração da UEM (CAD) avaliaram, na tarde de ontem (31), propostas para a criação de uma política de inovação e tecnologia. Elas foram apresentadas pelo pró-reitor de Pesquisas e Pós-graduação Mauro Ravagnani e pelo coordenador do Grupo de Apoio Estratégico da Incubadora Marcelo Farid.

É hora de dar um rumo às pesquisas elaboradas na Universidade, defende o coordenador, desenvolvendo normas de prestação de serviços tecnológicos que facilitem o trabalho dos pesquisadores. “A gente está atrasado nesse processo (...), é a mesma coisa de viajar sem mapa”, avalia Marcelo Farid. Segundo ele, universidades federais e a Unicamp estão na dianteira País. No exterior, a Finlândia, na Europa, é referência. No Brasil, a Lei da Inovação Federal (10.973/2004) ampara o setor.

Também foi apresentado o projeto de construção de centro tecnológico, integrado à iniciativa privada, para promover a cultura de inovação. A nova incubadora, no espaço do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), também mostrada, está pronta e será inaugurada em breve, com espaço para abrigar 26 empresas de tecnologia.

As propostas são parte do projeto de reestruturação do Núcleo de Inovação Tecnologia (NIT). Nesse sentido, algumas intenções são formar equipe, diminuir a burocracia dos processos da Universidade e formatar procedimentos para obtenção de patentes com objetivos de exploração comercial.  Marcelo Farid enfatizou que não haverá interferência no trabalho de professores e todo o projeto prevê a interação dos setores da UEM.

Diretores de centros membros do CAD

Centro de Ciências Agrárias
Diretor: Julio César Damasceno