A Universidade Estadual de Maringá promove, nesta semana, entre quinta-feira e sábado, dias 21 e 23, no Hotel Deville, o 1º Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício. O evento traz quatro grandes conferencistas internacionais para debaterem os avanços na área.

A professora Joan Duda, da Universidade de Birmingham, da Inglaterra, profere as conferências Motivational Processes and their Implications for Quality Engagement in Sport (dia 21, às 10 horas) e Toward more Em powering Coachingtm: theoretical and research background and implications for greater health and well-being in youth Sport (dia 23, às 18 horas). Sinódio Serpa, presidente da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte e professor da Universidade Técnica de Lisboa, profere as conferências Talentos e Excelência no Desporto (dia 21, às 20 horas). David Lavallee, da Universidade de Stirling-Scotland, da Escócia, falará sobre Managing Career Transitions in Sport (dia 22, às 16 horas) e Swimming Against the Mainstream?: the accessibility and accountability of Sport psychology (dia 23, às 11 horas). Robert Weinberg, da Universidade de Miami, dos Estados Unidos, enfocará o tema Mental Toughness: what is and how to build it (dia 22, às 11 horas) e ministrará o workshop Goal Setting in Sport and Exercise: research and practical applications (dia 23, às 16 horas).

Também estão programadas diversas mesas-redondas, mesas temáticas (apresentações orais) e um Meeting sobre intercâmbio internacional. Os temas estão divididos em tópicos como Crianças no Esporte; Esporte, Corpo e Tecnologia; Atividade Física, Exercício Físico e Saúde Mental; Psicofisiologia do Estresse; Motivação Esportiva; Ansiedade e Estresse; Intervenção Psicológica no Esporte; Treinadores e Arbitragem: reflexões sobre a atuação e formação; Aspectos Psicossociais do Esporte; Controle de Sobrecarga de Treinamento em Atletas de Rendimento; Psicofisiologia; Atuação e Formação de Treinadores e Árbitros; Capacidade Física e Habilidades Motoras; Aspectos Psicológicos do Desenvolvimento da Carreira de Atletas Olímpicos e Paraolímpicos; Atletas e Emoções Competitivas; e Capacidades Físicas e Habilidades Motoras no Contexto Escolar. A programação detalhada pode ser vista no site www.cinpe.com.br.

Segundo os organizadores, o debate se dá em um momento oportuno, quando o País se prepara para sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Embora as atividades comecem na manhã do dia 21, a solenidade oficial de abertura será às 20 horas. O evento está sob a organização do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, por meio de uma ação coordenada da linha de pesquisa Fatores Psicossociais e Comportamentais do Movimento Humano. Com apoio da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte e do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Esporte CNPq/UEM (Pró-Esporte.