O 1º Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício prossegue até sábado, dia 23, no Hotel Deville. Promovido pela Universidade Estadual de Maringá, o evento trouxe quatro grandes conferencistas internacionais para debaterem os avanços na área. Durante a solenidade de abertura, na quinta-feira, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, José Gilberto Catunda Sales, fez um paralelo entre a história da cidade, da Universidade e do evento, destacando o pionerismo de todos eles. Disse que o congresso já começa como referência na área. A coordenadora geral do congresso, Lenamar Fiorese Vieira, ressaltou que a proposta foi centrada no tema psicologia na excelência esportiva, tendo em vista a proximidade da Copa e dos Jogos Olímpicos no Brasil. Destacou que a Psicologia do Esporte é uma área emergente no País e que é preciso discutir futuras direções para o segmento no Brasil. Outra vertente importante é a articulação entre as instituições nacionais e internacionais para trabalhos e projetos conjuntos.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, José Luiz Lopes Vieira, comentou sobre a necessidade de o Programa promover o evento, que será referência nacional e concretizará a linha de pesquisa Fatores Psicossociais e Comportamentais do Desenvolvimento Humano. A presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte, Márcia Walter, lembrou que este é o primeiro evento internacional na área no Brasil e que a Sobrape estava dando todo apoio para que a Psicologia do Esporte se fortaleça. Já o presidente da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte e professor da Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal, Sinódio Serpa, relatou que era a primeira vez que foi solicitada a apoiar um evento desse porte no Brasil. Falou que o congresso atendeu todos os critérios da entidade e será referência nacional e até internacional em razão de sua qualidade e cientificidade.

Logo após a solenidade de abertura, o professor Serpa proferiu a conferência Talentos e Excelência no Desporto. Para ele, os critérios para observar talentos esportivos não devem ficar restritos ao físico e fisiológico, mas também ao psicológico. Disse que o ambiente, o sujeito e a estrutura que recebe ao longo da vida fazem diferença no talento esportivo e que as pessoas devem ser vistas como um todo. Outros destaques internacionais são a professora Joan Duda, da Universidade de Birmingham, da Inglaterra; David Lavallee, da Universidade de Stirling-Scotland, da Escócia; e Robert Weinberg, da Universidade de Miami, dos Estados Unidos.

O congresso registra cerca de 300 inscritos e 165 trabalhos. A programação detalhada pode ser vista no site www.cinpe.com.br. O evento está sob a organização do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, por meio de uma ação coordenada da linha de pesquisa Fatores Psicossociais e Comportamentais do Movimento Humano, com apoio da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte e do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Esporte CNPq/UEM (Pró-Esporte).