Quando se fala em trocar as mordomias do carro pelo esforço das pedaladas, há quem torça o nariz. Contudo, qualquer conceito de sustentabilidade urbana, hoje, implica no debate em torno do uso da bicicleta como meio de transporte. E para fomentar essa discussão, um grupo de servidores da UEM está programando o Dia da Bicicleta. Será na próxima sexta-feira, dia 29. Nessa data, alunos, professores e servidores estão convidados a virem de bicicleta para a UEM. Os interessados em participar devem se inscrever, gratuitamente, pelo site www.din.uem.br/~sica/diadabicicleta/. Cada inscrição dá direito a uma camiseta alusiva ao tema, que será entregue na quinta-feira à noite.

Os participantes também serão convidados a participar de um passeio ciclístico pelo câmpus sede, iniciando às 16 horas. A saída será em frente ao Restaurante Universitário. O passeio terá adesão dos funcionários da Sanepar e da Cocamar.

Além dessas atividades está programado um debate sobre o uso da bicicleta como meio de transporte urbano. Os debatedores convidados são Thiago Botion Neri, mestre pela UEM em Engenharia Civil com a dissertação Criação de uma Rede Cicloviária Integrada na Cidade; Ele fala sobre o tema no dia 29, às 14 horas no Anfiteatro Ney Marques. E na quinta-feira, dia 28, às 19 horas, o debate será com Fernando Inada e Sidney Costa, ambos ciclistas de longa distância, que já participaram de provas de 200 e 300 km.

Na pauta de debate também está a adequação do câmpus para trânsito de bicicletas e a criação de uma estrutura para estacionamento das “magrelas”. Outras informações com o professor Carlos Sica, um dos coordenadores da atividade. Os fones de contato são 9103-9922 ou 9810-4711.