Divulgação Codem

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) recebeu o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Júlio Santiago Prates Filho, durante sua reunião semanal entre a mesa diretora e Comitê Gestor, nesta terça-feira, dia 26. A convite do Codem, o reitor falou sobre a importância da UEM para o desenvolvimento regional e da sociedade. Destacou que a UEM tem grande interação tanto no desenvolvimento científico e tecnológico da região como atua, por meio de projetos, em níveis estadual, nacional e até internacional, com várias parcerias. Prates Filho ressaltou também o papel da Instituição para a evolução social da região, com projetos que apóiam a comunidade carente e socialmente deprimida, contribuindo para o aumento do bem-estar social.

O reitor lembrou ainda o papel da Universidade, por meio de projetos, para o desenvolvimento econômico da região. Informou sobre o importante potencial da UEM para formação de recursos humanos em nível de mestrado e doutorado e que existe um projeto de crescimento significativo nessa área. Já o professor e o assessor para atividades da área de inovação tecnológica da UEM, Marcelo Farid Pereira, representante da Universidade no Codem, comentou sobre o expressivo potencial da Instituição de apoiar o desenvolvimento tecnológico por meio de seus cursos, da pós-graduação, dos laboratórios e da sua estrutura de forma geral. O prefeito do Câmpus, Igor Valques, destacou a importância de se possibilitar um sistema integrado inteligente de movimentação de pessoas, no qual, não se priorize carros, mas meios de transporte alternativos, eficientes e menos poluentes.

Prates Filho e os professores da UEM foram recebidos pelo presidente do Codem, José Carlos Valêncio, e pelo vice-presidente, Wilson Yabiku.