Nesta quarta-feira, dia 27, ocorreu a solenidade de formatura de 75 alunos do Instituto de Línguas da Universidade Estadual de Maringá. Foram 16 formandos de italiano, dez de francês e 49 de inglês. Ao todo, o ILG já formou 6.682 alunos em seus diversos idiomas. Durante a cerimônia, foi entregue o Prêmio Eliana Maria a aluna de italiano Sandra Ferrari, que se destacou em seu curso, obtendo média global 9,47. O prêmio foi entregue pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Gilberto Catunda Sales.

Fernanda Viana Fabri e Alberto Borgheti Gomes, formandos de francês, resgataram características de seus colegas em seus discursos, agradeceram os professores e falaram sobre a cultura adquirida durante o curso. Disseram que cada um começou o curso pela mesma razão, mas permaneceram e prosseguiram por causa dos docentes.

Henrique Oliveira Bozelli, de inglês, comentou sobre a felicidade de receber o certificado, resultado de esforço e que trouxe mais conhecimento para sua vida. Destacou que foi mais uma conquista na jornada de sucesso.

Vergílio Calisto e Verônica Braga Birello, de italiano, demonstraram sua satisfação de estarem na cerimônia para receberem os diplomas. Agradeceram os professores e colegas pelo apoio e amizade, que foram a motivação para continuar a aprender uma nova língua. Lembraram que os idiomas são importantes para comunicação entre as pessoas de diferentes raças, nações e crenças.

Adriane Eliege Siega e Débora Ferreira da Silva fizeram o discurso em português, apontando que conhecer nova língua é extrapolar os horizontes. Disseram que o momento representava a colheita dos frutos da dedicação, não só dos alunos, mas de todos que caminharam junto com eles. Finalizaram com a expectativa de que soubessem traçar os caminhos com razões nobres para obter o sucesso.

O pró-reitor Gilberto Catunda Sales demonstrou seu orgulho pelos formandos, que fizeram parte da estrutura e da argamassa que constroem a UEM. Fez um relato sobre a Instituição, de 42 anos de existência, que tem se despontado como potencial enorme e conquistado posições elevadas em rankings, como o do MEC, em que está como a 12ª universidade no País e a 1ª no Paraná. Para ele, a UEM é um sonho que se tornou concreto, com mais de 60 cursos de graduação, em torno de 80 de especialização, 34 de mestrado e 21 de doutorado, e mais de 50 mil profissionais formados.

Sales falou também sobre o perfil regional da UEM, que tem seis câmpus no Noroeste do Paraná: Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Explicou que a UEM tem procurado investir na internacionalização e, nesse sentido, os formandos do ILG estavam um passo a frente.

A chefe do ILG, Jussara Olivo Rosa Perin, disse que a solenidade representava mais uma conquista na vida dos formandos e que esse fato faria com que se os alunos fossem distinguidos de outros, os faria cidadãos mais completos numa sociedade globalizada e multimídia. Relatou que o ILG tem aplicado sua expertise e modernizado sua estrutura física para possibilitar o aprendizado de uma língua estrangeira. Falou que o conhecimento de novos idiomas pode abrir portas de oportunidades. Informou ainda que o Instituto está oferecendo cursos preparatórios para exames de língua inglesa (First Certificate in English e Toefl) e italiana (Celi), com inscrições de 2 a 16 de julho. Outras informações pelo site www.ilg.uem.br e telefone (44) 3011-4262.