Em 2001, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criou o selo “OAB recomenda”, dado a Instituições de Ensino Jurídico brasileiras, com o intuito de servir como referência de qualidade. Desde então, a UEM obteve todos os quatro selos emitidos pela Ordem (2001, 2003, 2007 e 2011). Para celebrar o feito, os diplomas foram reproduzidos em placas, colocadas nas paredes do corredor do bloco D-34, e abertas hoje (28) ao público.

Para que uma instituição receba o selo, são avaliados e cruzados os resultados disponíveis do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e dos últimos Exames de Ordem Unificados, até se chegar a uma lista. A UEM faz parte do seleto grupo de 90 faculdades de Direito do Brasil a obter o título, entre as 1.210 existentes no País.

Na solenidade de descerramento das placas, o diretor-adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Luiz Alberto Araújo, ressaltou que o curso de Direito da UEM figura entre os melhores da OAB há mais de dez anos, já que recebeu todos os selos oferecidos pela Ordem.

Para o chefe do Departamento de Direito Privado e Processual, Alaércio Cardoso, os selos são importantes para o curso e representam a qualidade do ensino e a excelência dos alunos.  A UEM está entre as 20 instituições que mais aprovaram na última edição do Exame da OAB e é a única do Paraná que aparece na lista.
Segundo o presidente da OAB Maringá, João Everardo Resmer Vieira, o curso de direito da UEM é motivo de orgulho para os maringaenses, uma vez que diversos profissionais de renome passaram pela Universidade. O reitor, Júlio Santiago Prates Filho, analisou o selo como um reconhecimento da excelência e eficácia do curso, que agora tem como meta a criação de um Programa de Pós-Graduação, em nível de mestrado, com o apoio da Reitoria.