Numa solenidade realizada, hoje (6), no auditório do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia), foram empossados os novos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) e do Conselho Universitário (COU), da UEM, para o mandato de dois anos.

Na posse do CEP, que ocorreu pela manhã, além dos coordenadores e vice-coordenadores de colegiados dos cursos de graduação e de pós-graduação, tomaram posse os representantes, titulares e suplentes, dos departamentos que não oferecem cursos de graduação.

Falando em nome dos conselheiros que deixavam o cargo, o professor Antonio Roberto Giriboni Monteiro, do Departamento de Engenharia de Alimentos, afirmou ser um desafio coordenar um curso na UEM, mas que, ao final da gestão, é gratificante observar as conquistas obtidas. Em nome dos conselheiros empossados, a professora Claudia Cirineo Ferreira Monteiro, do curso de Design, disse esperar da nova gestão do CEP um grupo unido e coeso, para que possam tomar decisões que sejam positivas para a UEM.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho destacou dois grandes desafios aos novos conselheiros: ajudar a avaliar as carências da Universidade, buscando, juntamente com a instituição, suprir as fragilidades apontadas, e implementar, de forma efetiva, a internacionalização da UEM.

COU

À tarde, foi a vez da posse dos representantes titulares e suplentes dos departamentos junto ao COU. O professor do Departamento de Engenharia Química, José Eduardo Olivo, discursou em nome dos conselheiros que participaram da gestão anterior, desejando boas vindas aos novos membros e destacando a importância de seus trabalhos no dia-a-dia da comunidade acadêmica.

Depois da participação do professor, os conselheiros do órgão máximo da UEM tomaram posse, se comprometendo a atuar no planejamento da Universidade e na deliberação de questões administrativas encaminhadas pelos outros conselhos da instituição.

Em seguida, o professor do Departamento de Agronomia da UEM, William Mário de Carvalho Nunes falou em nome dos novos representantes, afirmando que cabe ao COU discutir, traçar e supervisionar a política universitária. O reitor Júlio Santiago Prates Filho salientou que o COU conduz algumas das principais questões da instituição e vem colaborando de forma essencial para a construção de uma Universidade cada vez melhor. Prates Filho ainda propôs a continuidade do trabalho em parceria entre a reitoria e o Conselho, voltada para o avanço do conhecimento.