Nesta quinta-feira (12), às 8 horas, um grupo de professores e técnicos reuniu-se no Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), para elaborar Proposta de Reestruturação Administrativa e Pedagógica para os Colégios de Aplicação vinculados às Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM) e Ponta Grossa (UEPG). A abertura da reunião contou com a presença da vice-reitora da UEM, Neusa Altoé.

A equipe faz parte do Grupo de Trabalho nomeado pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal. São dez servidores das diversas instituições estaduais de ensino, que atuam sob a coordenação de Mário Cândido de Athayde Júnior, coordenador de Ensino Superior da Seti, e de Sueli Édi Rufini, coordenadora de Ciência e Tecnologia (Seti).

O primeiro Encontro para Análises e Debate sobre a Estrutura e Funcionamento do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM ocorreu no dia 10 de maio de 2011, no anfiteatro do CAP. O segundo, em 16 de junho de 2011. Houve ainda discussões sobre o tema em fevereiro de 2012, na UEL, onde ocorreram o I Congresso Nacional dos Colégios de Aplicação do Paraná e a I Mostra de Práticas de Ensino de Estágios, do Prodocência e do Pibid.

Por fim, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, reuniu-se, no dia 25 de abril deste ano, com professores das universidades estaduais de Maringá, Londrina e Ponta Grossa – onde funcionam os colégios de aplicação pedagógica (CAPs) voltados à educação infantil e aos ensinos fundamental e médio. Nesta data, criou o grupo de trabalho para entender as realidades distintas e dar um direcionamento técnico ao problema, a partir uma proposta única.

Agora, o Grupo tem o prazo de sessenta dias para apresentar versão da Proposta de Reestruturação. O documento, então, será submetido à apreciação dos órgãos do Poder Executivo para ser aprovado.