Regina Taam e Stieltjes entregam ao senador o livro As Oportunidades da Terceira Idade

Foi formalizada, na sexta-feira (13), a entrega de um documento ao senador Cristovam Buarque (PDT-DF) solicitando o apoio dele para promover alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de forma a incluir a educação permanente e não formal da pessoa idosa. O documento foi assinado pelo presidente da Associa­ção Brasi­leira de Universidades Abertas à Terceira Idade, Antônio Nantes, que chancelou uma iniciativa da Unati da UEM.

Regina Taam e Claudio Stieltjes, atual coordenadora e o primeiro coordenador geral da Unati, respectivamente, também participaram da audiência com o senador. Segundo os professores, o fato de a educação oferecida pelas Unatis ainda não integrar o sistema oficial de ensino, faz com que ela não seja contemplada no orçamento do Estado. Com o amparo legal da LDB o cenário muda e o poder público passa a se responsabilizar por essa demanda. Sem contar que a integração no Sistema Educacional Brasileiro configura como uma medida importante para a consolidação das Unatis.

Segundo Regina Taam, o senador surpreendeu-se por existir  essa lacuna na LDB e se comprometeu a encaminhar um projeto, abrindo a discussão sobre o tema. Os professores da UEM se dispuseram a oferecer argumentos para subsidiar essa mudança, acompanhando todo o trâmite.

Em setembro, o grupo deve voltar à Brasília, quando irá acompanhar a audiência pública para discutir o plano nacional de educação, no qual o idoso também está ausente.

Stieltjes lembra que desde a década de 1980, as universidades brasileiras ofertam serviços educacionais aos que têm mais de sessenta anos. Atualmente, existem mais de 150 Unatis em todo o Brasil, segundo ele. No ano passado, durante o 12º Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade, realizado em Manaus de 29 de outubro a 1º de novembro, foi criada Abrunati. Para Stieltjes, essa iniciativa garantiu a representatividade necessária para a formalização do pedido de apoio ao senador.

Durante a audiência, Regina Taam e Stieltjes entregaram ao senador o livro As Oportunidades da Terceira Idade (foto) A obra, publicada pela Eduem, é uma tradução, feita pelos dois professores, do livro Le Chances de le Troisième âge, de Pierre Vellas. A publicação foi patrocinada pelo Sesc.