O reitor da Universidade Estadual de Maringá, Júlio Santiago Prates Fiho, fez a entrega oficial, aos novos membros do Conselho Universitário, da proposta ambiental para a Universidade. O documento, elaborado pela Comissão Ambiental, precisa ser regulamentado e aprovado por resolução. Durante a 3ª Semana Ambiental da UEM, realizada de 3 a 6 de junho, o presidente da comissão, professor Marino Elígio Gonçalves, apresentou a proposta e a entregou ao reitor, para ser encaminhada ao COU.

Gonçalves salientou que a UEM é a primeira universidade pública do Paraná a ter uma Política Ambiental. Para o professor, a iniciativa da UEM contribuirá para a sustentabilidade da Universidade e será exemplo para o Paraná, o Brasil e o mundo. Segundo Gonçalves, é preciso se preocupar com o ambiente em que trabalhamos, aprendemos e geramos conhecimento.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho, explicou que a proposta da Comissão é também a de institucionalizar a política ambiental da UEM. No documento, estão contidas propostas e ações levantadas por 12 câmaras técnicas, cada uma em área específica. São elas, a Normativa, a de Resíduos Biológicos, Resíduos Químicos, Resíduos Sólidos Comuns, de Gestão de Resíduos Radiológicos, de Educação Ambiental, de Edificações e Sistemas Sustentáveis, de Compras Ecoeficientes, de Uso e Manejo Racional de Recursos Naturais, de Patrimônio Histórico, Cultural e Áreas de Lazer, de Qualidade Ambiental e de Reuso de Água.