A Adecon, empresa júnior de consultoria da UEM, foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a melhor do Brasil. Formada por 39 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia, ela obteve 92% de índice de aprovação na soma dos principais quesitos avaliados. No ano passado, o índice foi de 76%.

A Brasil Júnior, confederação das empresas juniores, é quem faz a avaliação. Para isso, usa um software chamado Sistema de Medição de Desempenho (SMD). São analisados sete critérios: pessoas, mercado, projetos, sociedade, movimento empresa júnior, financeiro e estratégia.

A posição de destaque foi anunciada no maior evento internacional do setor, a Junior Enterprise World Conference (JEWC), que terminou no último dia 10, em Paraty (RJ). Pelo menos 2 mil universitários participaram.

“O grande segredo do sucesso”, diz o presidente da Adecon, Matheus Doná, “é o apoio da Universidade e dos professores. A gente sempre pode contar com eles”.

A empresa existe desde 1992. A média de idade da equipe é de 20 anos (o mais velho tem 24; o mais novo, 17). No último ano, atendeu 18 clientes, com 100% de satisfação. O principal trabalho é descobrir as fraquezas das empresas e ajudar seus donos a resolvê-las estrategicamente.

O valor cobrado pela consultoria é bem abaixo do de mercado, segundo Matheus Doná, e o dinheiro é totalmente revertido à Adecon, que o investe em infraestrutura e treinamento. Só em 2011, foram quase cinco mil horas de capacitação à equipe.

Tanto esforço durante a faculdade compensa. “A gente costuma dizer que quem passa pela Adecon se dá bem no mercado de trabalho. Uns viram trainees de grandes empresas, outros abrem seu negócio, ou continuam estudando”, conta o presidente, de 20 anos. Seus planos são abrir um negócio social, ainda indefinido.