No dia 13 de agosto, Dia do economista, o curso de Economia da Universidade Estadual de Maringá recebeu um presente de peso. Dois graduados da turma de 2011 foram premiados no 22º Prêmio Paraná de Economia.

Instituído pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-PR), o Prêmio é concedido às melhores monografias produzidas pelos estudantes dos cursos de Ciências Econômicas do Estado. Por meio deste reconhecimento, o Conselho busca estimular alunos a desenvolverem a investigação e a produção científica, ampliando as reflexões sobre os temas relacionados à ciência econômica, pura e aplicada, especificamente sobre a economia paranaense. Todas as Instituições de Ensino Superior do Paraná que têm o curso de Economia podem se inscrever.

São premiados os cinco melhores trabalhos de conclusão de curso, sendo classificados em duas categorias: Economia Paranaense e Economia Pura e Aplicada. As premiações destinadas à UEM foram na categoria Economia Pura e Aplicada, conquistando a segunda e terceira posições, com os seguintes trabalhos: Inserção Externa e Desenvolvimento Econômico: um estudo das experiências dos BRIC no Período Pós-Bretton Woods; e Taxa de Sacrifício do Controle Inflacionário no Brasil: análise teórica e evidências empíricas.

Os premiados são, respectivamente, Samuel Costa Peres, e Mateus Ramalho Ribeiro da Fonseca, ambos, orientandos da professora Eliane Cristina de Araújo Sbardellati, que também foi uma das premiadas ano passado. É a instituição com mais conquistas entre os 32 cursos de economia do Paraná.

Os acadêmicos vencedores concorreram com 18 trabalhos e freqüentam atualmente o mestrado em Economia da UEM. Samuel Costa Peres disse que o que o incentivou a estudar sobre o tema da monografia é o fato de que os países do BRIC (Brasil, Rússia, índia e China) estão tendo cada vez mais inserção no mercado mundial. “O que levou os países a elevarem o crescimento econômico recentemente”, explicou Peres.

Mateus Ramalho Fonseca começou a estudar sobre o tema da monografia, porque o assunto política monetária o instiga. “Queria aprender mais sobre a política de desenvolvimento do Brasil, a política monetária e os sacrifícios de manter um emprego, por exemplo”, disse Fonseca.

A premiação será no próximo dia 31, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).