Com a presença de cerca de mil pessoas, foi aberta ontem (9), no salão social do Clube Olímpico, a 21ª edição do Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic). O evento, que vai até o próximo dia 11, congrega as diferentes áreas do conhecimento e desde sua primeira edição vem cumprindo o seu papel de promover a interação entre as universidades estaduais do Paraná, estabelecendo um ambiente propício à difusão da ciência. Neste ano, o Eaic está sendo sediado no câmpus sede UEM, com organização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) e da Diretoria de Pesquisa. Galeria de Fotos.

Esta edição do evento conta com 3.275 trabalhos inscritos, de todas as universidades estaduais do Paraná. Eles são resultantes de projetos de iniciação científica ligados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), promovido pelo CNPq, em parceria com a Fundação Araucária.  E ainda de bolsistas vinculados a Ações Afirmativas para Inclusão Social e IC voluntário.

Estiveram na cerimônia de abertura, alunos de iniciação científica e de iniciação tecnológica das universidades estaduais participantes, além do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Alípio Leal, representando o governador Beto Richa; do diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Araucária, José Carlos Gehr, representando o presidente Paulo Brofman; dos reitores das IES paranaenses; da diretora de Pesquisa da UEM, Valéria Cavalcanti; e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Mauro Ravagnani; dentre outras autoridades.

O reitor da UEM, Julio Santiago Prates Filho, enalteceu o papel do secretário Alípio Leal e do presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman, na política de incentivo e apoio à pesquisa e inovação tecnológica no sistema de ensino superior do Estado. Prates Filho destacou que o Eaic começou com algumas centenas de trabalhos apresentados e hoje está com mais de três mil, o que mostra a importância das universidades no contexto da pesquisa científica paranaense. Falou que a universidade pública ajuda, por meio da pesquisa, a estimular o desenvolvimento social das regiões onde está inserida e colabora para a formação de cidadãos compromissados e responsáveis eticamente.

Alípio Leal destacou a relevância do evento, especialmente quanto ao grande número de trabalhos inscritos. O secretário falou também sobre o importante papel do sistema de ensino superior público no desenvolvimento do Estado e disse que para cada real que o governo federal investir no Paraná em pesquisa, o governo paranaense também investirá o mesmo valor. José Carlos Gehr disse que o grande número de inscritos para apresentação de trabalhos representa o apoio que o governo paranaense está dando em pesquisas. Ele lembrou que o novo comando da Fundação, ao assumir o mandato, fez uma consulta às IES para saber qual era a verdadeira demanda e, desde então, a Fundação vem cumprindo o que foi determinado.

O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), Aldo Nelson Bona, destacou que eventos como o Eaic são de fundamental importância para o desenvolvimento da pesquisa, da ciência, da tecnologia e da inovação no estado do Paraná, além de demonstrar a unidade das IES do Paraná. O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), João Carlos Gomes, relembrou do início do Eaic, no começo da década de 1990, quando era reitor da UEPG pela primeira vez, assinalando que, à época, eram cerca de 200 trabalhos inscritos.

O reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sergio Wolff, afirmou que estava orgulhoso de hoje, 30 anos depois de ter estudado na UEM, retornar a um evento organizado pela Universidade, com tamanha importância no aspecto científico para o Estado. Conforme Wolff, na década de 1980, quando estudava na UEM, os programas de pós-graduação estavam apenas começando e praticamente inexistia pesquisa científica. Por fim, ele fez o convite para que a próxima edição seja sediada pela Unioeste, no câmpus da cidade de Foz do Iguaçu.

Paralelamente ao Eaic, está sendo promovido o 2º Eaiti, cujo objetivo é proporcionar um espaço adequado para a apresentação dos resultados obtidos pelos jovens pesquisadores que realizam projetos de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti-CNPq). Mais informações sobre os eventos no site www.eaic.uem.br.