A XXI Semana de Geografia da Universidade Estadual de Maringá terá como tema central A Geotecnologia e suas Aplicações aos Estudos do Meio Ambiente e será realizado de 16 a 19 deste mês, na UEM. Na mesma ocasião, será realizado o II Simpósio Nacional de Recursos Tecnológicos Aplicados à Cartografia. Embora as atividades comecem no dia 16 à tarde com minicurso, a solenidade de abertura será às 19h30, no bloco G-90 (auditório do Nupélia). A palestra de abertura A Geotecnologia e suas Aplicações ao Estudo do Meio Ambiente será proferida por Teresa Gallotti Florenzano, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Os eixos temáticos a serem explorados são Cartografia e Aplicação de Novas Tecnologias Sustentáveis; Bacias Hidrográficas, Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos; Biodiversidade e Unidades de Conservação; Dilemas da Sustentabilidade Urbana; Direito Ambiental, Políticas Públicas e Sociedade; Educação em Geografia; Expansão e Produção Rural X Sustentabilidade;  Mudanças Climáticas; Patrimônio Histórico, Turismo e o Desenvolvimento Local; Populações Nativas e Manifestações Culturais; Relações de Trabalho, Produção e Ambiente; e Saúde, Saneamento e Meio Ambiente.
As inscrições podem ser feitas até o início dos eventos. A programação completa e outras informações podem ser vistas no site www.eventos.uem.br/index.php/semgeo/semanadegeografia2012