O reitor da Universidade Estadual de Maringá, Júlio Santiago Prates Filho, declarou que a Instituição terá um Centro de Referência em Envelhecimento. Informou que está negociando com o governo Estadual, por meio de várias secretarias, para viabilizar o projeto que deseja ver concluído ainda durante sua gestão. O anúncio foi feito durante a solenidade de abertura do III Simpósio Maringaense de Gerontologia e I Simpósio Paranaense de Gerontologia, ocorrido na manhã desta quinta-feira, dia 8, no anfiteatro do Nupélia, Bloco G-90.

Ainda durante sua fala, Prates Filho comentou o orgulho de ser reitor e acompanhar o sonho que virou realidade, se referindo à Universidade Aberta à Terceira Idade da UEM (Unati). Ressaltou que a formação do indivíduo, desde criança, adolescente, jovem e idoso é o papel da Universidade e que a UEM tem feito esse caminho. Disse que os alunos da Unati mudaram a cara da Instituição que verifica a integração entre jovens e idosos, vontade com calma e experiência. Lembrou que a universidade não é obra de uma pessoa ou de um grupo, mas construída por valores e objetivos coletivos de várias gerações.

A coordenadora geral da Unati da UEM, Regina Taam, citou que a realização de eventos dessa qualidade só foi possível graças à parceria com o SESC, às muitas mãos e apoio. Disse que o objetivo dos eventos é fazer parte da construção de uma sociedade que acolha sonhos possíveis e respeito e atenda as necessidades dos idosos, para que eles tenham vida digna. Para ela, envelhecer significa conquista e não castigo. Relatou que a Unati está trazendo à UEM pessoas com desejo de aprender. Sobre o simpósio, falou que as palestras e discussões são de alto nível e que vão aprofundar e alargar conhecimento sobre gerontologia. Informou ainda que serão apresentados resultados de pesquisas recentes na área.

O diretor do Sesc Maringá, Antonio Vieira, iniciou sua fala destacando a alegria da entidade em fazer parceria com a UEM e lembrou o privilégio de ter recebido Zilda Arns em sua última visita a Maringá. Relembrou que o Sesc, em sua trajetória e história, tem comprometimento com os idosos. Ressaltou sua satisfação de ver o evento dessa envergadura e com personalidades importantes trazendo mensagens atualizadas. Para ele, a sociedade deve ser comprometida com as pessoas que a compõem e ser cada vez mais justa e generosa.

Marússia de Souza Santos, diretora cultural do Sesc, disse que a entidade trabalha com paixão porque o “nosso negócio são as pessoas, que nos ensinam muito mais que damos a elas”. Como educadora, acredita que a sociedade pode ser mais justa e ser transformada pela educação e conhecimento. “A educação move o mundo e as pessoas fazem o mundo”.

O presidente da Associação Brasileira das Unatis, Antonio Carlos Nantes, parabenizou a UEM pelo seu trabalho e comentou sentir-se honrado por estar presente no evento que, a cada ano, tem sido mais importante e significante. Durante sua manifestação, resgatou a história da criação da associação, disse que 150 universidades brasileiras mantêm o projeto da Unati e convidou as pessoas a estarem em dois eventos da área que serão realizados no próximo ano em Foz do Iguaçu.

Ao final da solenidade de abertura, foram prestadas homenagens a duas pessoas que tiveram papel importante na história da Unati da UEM: Antonio Vieira (Sesc) e Décio Sperandio (reitor que criou a Unati da UEM). Logo após, foi proferida a palestra Oportunidades para o idoso: uma questão de direitos, por José Antônio Peres Gediel, titular da Coordenadoria dos Direitos da Cidadania, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju).

Ainda nesta quinta-feira, dia 8, a partir das 13h30, Ana Amélia Camarano e Renato Veras participam da mesa-redonda Envelhecer Hoje: as boas e as más notícias. Na sexta-feira, dia 9, às 8h30, o presidente da Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria, Nezilour Lobato Rodrigues, ministra a conferência Conquistas e Avanços Científicos no Campo da Geriatria.

Outras informações sobre os simpósios, promovidos pela Unati UEM e Sesc Maringá, no site www.unati.uem.br ou pelos fones (44) 3011-8995 e 3011-5096.