Professores e estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ligados aos grupos PET (Programa de Educação Tutorial) de Agronomia e de Enfermagem, fizeram, no último sábado (10), pela manhã, o plantio de 500 mudas de árvores para a revegetação de mata ciliar da área do fundo de vale do córrego Samambaia, no bairro Campos Elíseos, final da avenida Tuiuti, em Maringá.

O plantio foi mais uma atividade do projeto de extensão “Atuação interdisciplinar e intersetorial no controle da Dengue”, sob a coordenação da professora Lilian Denise Mai, do Departamento de Enfermagem da UEM.

A ação contou com a participação da comunidade local, representada por moradores vizinhos da área, além de representantes da Associação de Moradores e do Conselho Local de Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e do viveiro municipal.

O projeto de extensão teve início em setembro de 2009, com o objetivo de revitalizar o respectivo fundo de vale e mobilizar a população quanto à manutenção da área e à tomada de cuidados quanto à proliferação do mosquito da Dengue e a consequente diminuição da incidência da doença na região. Essa foi a primeira etapa do plantio, que envolve uma área de mais de três hectares de fundo de vale, e que terá sequencia nas próximas semanas e início de 2013. Para isso, além do apoio daqueles já envolvidos, os organizadores esperam contar com o engajamento de mais pessoas e instituições organizadas daquela região.