Orquestra de Flautas da UEM realiza concerto em homenagem ao grande flautista Altamiro Carrilho, no sábado (24), às 20h30, no Salão Nobre do SESC Maringá, com entrada franca. O concerto contará com a participação especial do flautista Sérgio Morais (foto abaixo), do Clube do Choro de Brasília, que executará os chorinhos de Altamiro Carrilho, acompanhado pelo Grupo de Choro Regional Enxó de Bainha de Maringá.

A Orquestra de Flautas da Universidade Estadual de Maringá, iniciou suas atividades em setembro de 2009. Na coordenação do prof. Bernhard Fuchs e regência do professor Paulo Lopes e do acadêmico Natanael Calefi Pereira, a Orquestra de Flautas é integrada por acadêmicos do Bacharelado e da Licenciatura da classe de Flauta Transversal do Curso de Música, alunos do Curso Técnico da Escola de Música e participantes da comunidade externa.

A Orquestra tem objetivos didáticos e artísticos, possibilitando o acesso a um ambiente de desenvolvimento profissional para seus integrantes, ampliando sua formação musical e preparando-os para o mercado de trabalho na área musical. A Orquestra, em atividade desde dezembro de 2009, participa de diversos eventos promovidos pela Universidade na comemoração dos seus 40 anos, nas extensões de Cianorte, de Diamante do Norte, de Goioerê e de Umuarama, no projeto Música e Saúde no Hospital Universitário, no X Festival Internacional de Flautistas realizado na cidade de Campinas, no I Festival de Flautas de Curitiba e, por ocasião da realização do I Festival Intercultural de Maringá, realizou o concerto de encerramento, com a participação de diversos flautistas convidados.

No programa deste sábado estão obras do compositor francês J. B. Boismortier; a Marcha da Suíte Quebra Nozes, de Tchaikovsky; Cantos da Floresta, de Celdo Braga; de Pixinguinha, Carinhoso (com arranjo de Severino Araújo); de Waldir Azevedo, Camundongo; e diversos choros de Altamiro Carrilho com Sérgio Morais e Grupo Regional Enxó da Bainha.