O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação (FNDE/MEC), empenhou R$ 500 mil para a construção do bloco da Universidade da Terceira Idade, da Universidade Estadual de Maringá (Unati/UEM). O recurso atende a uma Emenda Parlamentar da deputada federal Cida Borghetti. Segundo a emenda, as UNATIs que funcionam em Instituições de Ensino Superior (IES) orientam-se pelos princípios da educação não-formal para idosos. Proporcionam a oportunidade de pessoas acima de 60 anos desenvolverem competências que, por várias razões, não puderam anteriormente.

Esta é uma garantia do Estatuto do Idoso. No Art. 20 está escrito que o “idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade”. O Art. 21 complementa a informação dizendo que o “Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados”.

 “Desta forma, acreditamos que a consolidação da infraestrutura física da Uniati é fundamental. A obra proposta oferece mais uma ferramenta para que o Estatuto seja cumprido”, disse a deputada Cida.

Segundo Júlio Santiago Prates Filho, o projeto da sede da Unati prevê a construção de um prédio de 607,20 m². O reitor da UEM disse que a administração é agradecida à deputada federal Cida Borghetti. “Sabemos que a atuação dos parlamentares em efetivar as emendas vem contribuir também com o avanço das universidades”, concluiu.