A descrição de um caso clínico raro conferiu o primeiro lugar no Prêmio Acir Rachid de Reumatologia, da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR), a médicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Trata-se de um caso de sarcoidose, doença inflamatória sistêmica incomum, caracterizada pela presença de granuloma não caseoso, que mais comumente afeta os pulmões, gânglios linfáticos intratorácicos, olhos e pele, sendo que neste relato houve comprometimento simultaneo de sistema nervoso central (SNC) e couro cabeludo, e que foi acompanhado no Ambulatório de Reumatologia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

Os autores do trabalho premiado são o professor de Reumatologia Paulo Roberto Donadio, a médica residente da  área Clarissa Sousa; o reumatologista e ex-residente do Hospital Universitário Marcelo Loyola e Silva Avellar Fonseca; Reumatologista, Médica do HUM, Cássia de Fátima Monteiro Franchini; e o neurologista do HU, Diogo Fraxino de Almeida.

Acir Rachid, hoje com 91 anos de idade (na foto, sentado), foi criador da disciplina de Reumatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, a primeira desta especialidade em universidades públicas federais. O Prêmio Acir Rachid foi instituido pela SPR, em 2005, e é conferido anualmente aos três melhores trabalhos nas categorias pesquisa clínica e caso clínico. Neste período, teve o patrocínio dos laboratórios Apsen (5 anos, Pfizer (1 ano) e Abbott (1 ano), além da própria SPR, que também o financiou por 1  ano. A premiação é escolhida de forma cega por dois professores de reconhecido saber e a revelação dos ganahadores é feita na última reunião de cada ano, ocasião em que os reumatologistas do Paraná fazem a sua confraternização. Em 2012, a reunião foi realizada no dia 7 de dezembro, no Restaurante Scavollo, em Curitiba. Na foto, em pé, estão o diretor científico da SPR, Antonio Ribas;  a presidente da SPR, Marilia Barreto Gameiro Silva; e o professor Donadio.

O Departamento de Medicina da UEM oferece Residência de Reumatologia, desde 2010, com atividades centradas principalmente no HUM, o que proporciona um aumento significativo de atendimentos ambulatoriais nesta especialidade para Maringá e região. Atualmente os atendimentos ambulatoriais são realizados diariamente no HU, além de uma vez por semana no CISAMUSEP e na Unidade de Saúde do Mandacarú.