No último dia 19, em Curitiba, o governador Beto Richa lançou o programa Residência Técnica, que vai capacitar engenheiros e arquitetos na área de edificações públicas. Serão ofertadas 300 vagas, das quais 100 são destinadas para servidores públicos e 200 para profissionais formados há até três anos, distribuídas em 35 municípios. Os participantes do programa receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 1.900. O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, esteve na solenidade de lançamento, realizada no Palácio do Iguaçu, juntamente com reitores da UEL e UEPG.

“Este programa permitirá que jovens recém-formados aprendam a gerir obras públicas. Também vai preparar os servidores estaduais para executar obras com a qualidade que os paranaenses merecem”, disse o governador. Richa destacou que este tipo de especialização ganha mais importância após o anúncio recente do Programa de Modernização e Infraestrutura (Proinfra), do governo estadual, que aplicará R$ 12,5 bilhões em rodovias, portos, energia, saneamento, habitação e construção de escolas, postos de saúde e delegacias.

A Residência Técnica é uma modalidade de ensino de pós-graduação, na forma de curso de especialização (Lato sensu) com duração de dois anos e até 40 horas semanais de atividades. O curso é dividido em aulas práticas e teóricas. As aulas teóricas serão ministradas por professores das universidades estaduais localizadas nas cidades polos (Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa), na modalidade educação a distância.

Na parte prática, os alunos acompanharão obras em execução nas secretarias e órgãos estaduais, sob a orientação e supervisão de profissionais, a exemplo da residência médica. “Sabemos que há uma carência de cursos do gênero e de profissionais especializados na área. Assim iniciamos mais uma etapa de melhoria do quadro de profissionais do Paraná e da gestão pública estadual”, afirmou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal Neto.

O curso vai atender profissionais que estejam formados há três anos nas áreas de Engenharia (Civil, Mecânica, Elétrica, Produção e Ambiental) e Arquitetura.

“O programa é uma excelente oportunidade para engenheiros e arquitetos graduados recentemente que pretendam atuar na área pública de edificações, seja como servidores ou prestadores de serviço. Eles poderão cursar uma pós-graduação de qualidade e ainda conhecer de perto os desafios da engenharia na área pública”, afirmou o secretário da Infraestrutura, José Richa Filho, um dos responsáveis pelo programa.

O ingresso no Programa de Residência Técnica está condicionado à aprovação em exame de seleção, a ser realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com previsão de publicação de edital no primeiro semestre de 2013. Cada aluno, no final do curso, receberá dois certificados de conclusão de curso: um de Especialização em Gestão de Projetos e Acompanhamento de Obras Públicas e o outro, do Acervo Técnico do Crea-PR.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho enfatiza que, por meio de iniciativas como esta, as universidades vem contribuindo para a elaboração de políticas públicas do Estado. Neste caso, diz ele, serão suprimidas as necessidades do governo paranaense em relação à contratação dos profissionais a serem atendidos pelo convênio. Ainda conforme o reitor, outra vantagem é que a parceria também dará oportunidade de trabalho aos recém-graduados.

O programa tem apoio do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (Crea-PR), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, sindicatos da indústria da construção de todo o Estado e de instituições de ensino superior, como a UEPG, UEL, UEM, Unioeste e Unicentro.

MUNICÍPIOS – Os municípios atendidos são: Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Ibiporã, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Loanda, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Piraí do Sul, Piraquara, Pitanga, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória.

(colaboração: Agência Estadual de Notícias)