A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da UEM recebeu seus novos alunos na última sexta-feira (1). A cerimônia de recepção, realizada no auditório do Bloco C-34, teve a participação do reitor Júlio Santiago Prates Filho, da superintendente do Hospital Universitário (HUM), Magda Félix, do prefeito do câmpus, Igor Valques, da coordenadora da Unati, Regina Taam, da coordenadora pedagógica da Unati, Ligia Carreira, e da deputada federal Cida Borghetti. O evento ainda contou com mesa-redonda, apresentação cultural e confraternização.

Na cerimônia de recepção, a professora Regina Taam destacou que a UEM, por meio da Unati, contribui para enfrentar o desafio do envelhecimento populacional. “Todos deveríamos trabalhar pra enfrentar essa realidade”, afirmou. A superintendente do HUM, Magda Félix, destacou a colaboração da deputada Cida Borghetti na liberação de verbas para o Hospital, e a parceria com a Unati para a elaboração do Centro de Referência do Envelhecimento, um programa institucional que será coordenado pela Unati, em parceria com o HUM e secretarias da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Em seu discurso, o reitor Julio Santiago Prates Filho enfatizou que a Unati é um projeto que deu certo na UEM, e falou da importância da parceria com o poder público para a concretização de projetos na Universidade.

A deputada Cida Borghetti foi homenageada com flores, e aproveitou a ocasião para anunciar a liberação de R$ 500 mil, por meio de emenda parlamentar, para a construção do bloco da Unati. A deputada ainda se comprometeu a encaminhar uma nova emenda, que deverá captar R$ 600 mil, para complementar as necessidades de construção e conclusão do bloco.

A mesa-redonda, com o tema Beleza e tempo: discutindo a relação, foi encabeçada pelos professores Raymundo de Lima, Regina Perez Christofolli Abeche e Bruna Juliana Wanczinski. Fechando as atividades, os convidados assistiram a apresentação cultural do grupo Meu Clown e participaram de uma confraternização.