Foi instaurada, no último dia 6, na Câmara dos Deputados em Brasília, a Frente Parlamentar Mista Suprapartidária de Apoio às Universidades Públicas Estaduais e Municipais Brasileiras. A solenidade foi acompanhada pelo reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, juntamente com representantes da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Entre os objetivos da Frente Parlamentar, está o de colocar no orçamento da União recursos financeiros para as IES estaduais e municipais. A expectativa é que, com o apoio de deputados e senadores, o governo federal destine já no orçamento de 2014 um percentual para as instituições.

Para o presidente da Abruem, João Carlos Gomes, com o repasse das verbas da União para as IES Estaduais e Municipais será possível ampliar a qualidade do ensino. “Isso vai melhorar ainda mais as áreas de atuação das universidades, sem sobrecarregar os estados e municípios que mantém estas instituições”, completou.

Segundo o reitor da UEM, a instalação da Frente Parlamentar é um feito histórico e um momento importante para a Abruem. De acordo com Prates Filho, o pleito é justo, uma vez que as universidades públicas estaduais e municipais estão presentes em todo o território brasileiro, promovendo a interiorização do ensino superior. Ainda segundo o reitor, com o êxito dos projetos da Frente Parlamentar, deverá haver uma melhora substancial na pesquisa, ensino e extensão das IES Estaduais e Municipais, elevando os índices do Ensino Superior no Brasil.

A Frente Parlamentar suprapartidária será presidida pelo deputado federal Cleber Verde (PRB/MA), e terá a Abruem como consultora. A iniciativa também conta com o apoio direto do deputado federal Alex Canziani (PTB/PR) e do senador Inácio Arruda (PC do B/CE).

Clique aqui para conferir uma galeria de fotos do evento.

(com informações da Assessoria de Comunicação da Abruem)