O curso de Agronomia do câmpus sede da UEM é, dentre todos os seus cursos, o primeiro a ser acreditado (certificado) para participar, a partir de 2013, do Sistema Arcu-Sul. Para adesão ao sistema, feita de forma voluntária, é necessário que o curso seja reconhecido no país e que também atenda alguns outros critérios. O curso de agronomia pleiteou a participação no Sistema mobilizado pela qualidade consolidada que o mesmo apresenta e que se traduz nos resultados da avaliação nacional de curso (Enade). A graduação possui conceito máximo, o que a qualifica ao pleito. Em 2010, ainda como candidato ao Sistema, o curso recebeu três estudantes vindos de universidades Argentinas (foto abaixo). Dois alunos da UEM também tiveram a oportunidade de estudar na Argentina, todos por meio do Programa de Mobilidade de Curta Duração (Marca), benefício dos cursos que estão acreditados por este Sistema.

De acordo com o Ministério da Educação, o Sistema Arcu-Sul visa o estabelecimento e a segurança de critérios regionais de qualidade de cursos de graduação, visando à melhoria permanente da formação em nível superior, necessária para a promoção do desenvolvimento dos países membros do MERCOSUL e associados.

A implantação do Sistema Arcu-Sul contribui para o desenvolvimento das capacidades institucionais de cada país em avaliar a educação superior em nível de graduação e permite trabalhar de forma recíproca a aferição da qualidade dos cursos ofertados nos países da região. Dentre os objetivos específicos estão o de facilitar a movimentação de estudantes e professores entre as instituições acreditadas; agilizar os processos de reconhecimento de títulos ou diplomas universitários, facilitar o intercâmbio científico e cultural que favoreça o conhecimento recíproco e a cooperação solidária entre as respectivas comunidades acadêmicas dos países e elaborar critérios comuns de qualidade no âmbito do Mercosul.

O curso de Agronomia passa a contar com o benefício de participação no Programa de Mobilidade de Curta Duração (Marca), que promove a mobilidade acadêmica entre os cursos acreditados pelo Sistema. Além disso, os diplomas de nossos formandos passam a ter o selo holográfico do Mercosul, atestando seu reconhecimento nos países da região.

Para o coordenador acadêmico do curso, professor Telmo Antônio Tonin,  “a acreditação do Curso de Agronomia é sem dúvida uma conquista importante para toda comunidade acadêmica do curso e para a UEM. Este é um importante avanço no processo de internacionalização do curso, uma vez que  a busca de conhecimento não tem fronteiras, diante de um contexto cada vez mais globalizado. Assim, o que ocorria de forma restrita para os professores que iam cursar pós-graduação em instituições de outros países, os alunos de graduação podem ter, a partir da acreditação do curso, de forma expandida as possibilidades de contato com outras instituições de ensino estrangeiras, recebendo os benefícios que isto representa”.

Com as regulamentações do Programa de Dupla Diplomação na UEM, por meio da Resolução 015/2012-CEP, e da Mobilidade Internacional, Resolução 004/2009-CEP, a próxima meta do curso de Agronomia, Campus Sede, é buscar novos convênios com universidades americanas, européias e asiáticas para ampliar a oportunidade dos alunos de participarem de outros programas de mobilidade internacional.  A UEM caminha em busca da excelência em seus cursos de graduação e tem por desafio a sua internacionalização.  O curso de Agronomia assume este desafio e se lança à frente deste processo. “Parabéns a todos nós”, finaliza Tonin.

Para a Pró-Reitora de Ensino, professora Dra Ednéia Regina Rossi, “a conquista do curso de Agronomia configura-se em um marco histórico para a Instituição. As condições da Universidade de implementar a dupla diplomação na graduação estão postas. A UEM não pode parar. Temos consciência das diferenças existentes entre as fases de consolidação de cada curso. Não há uma uniformidade, cada curso tem sua história e seu momento. Contudo, a  meu ver,  a grande riqueza institucional é o poder daqueles que estão mais à  frente de alavancar os demais”.

Por outro lado, afirma ela “o Sistema Arcu-Sul é um exemplo concreto de valorização e fortalecimento do ensino de graduação. As políticas federais têm demonstrado que as distorções históricas, de esquecimento deste nível de ensino, estão ficando no passado. Há mudanças significativas de mentalidade e de prioridade nas políticas para o ensino de graduação, o fomento do Sistema Arcu-Sul é um forte exemplo que atesta esta mudança.”

Outros cursos de graduação da Universidade também pleiteiam a participação no Sistema. Entre eles estão os Cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Enfermagem. É a Universidade em busca da excelência no ensino de graduação.