Médicos do HUM e de hospitais da região participaram do procedimento

Na tarde de ontem, 15, pela segunda vez em menos de um mês, o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) realizou uma cirurgia de captação de múltiplos órgãos para transplantes. O procedimento, feito em um jovem de 16 anos, teve início por volta das 16h30 e levou cerca de quatro horas. Foram captados rins, fígado, globo ocular e córneas.

O adolescente foi encaminhado para o HUM no domingo, dia 12, com um ferimento à bala na cabeça. Dois dias depois, sem apresentar reflexos, o protocolo de morte encefálica foi aberto e após a confirmação da morte cerebral do jovem, a família foi abordada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), autorizando a doação.

"Seguimos juntamente com uma equipe médica todo o protocolo de testes que constataram a ausência de reflexos por parte do paciente, confirmando desta forma a morte encefálica", explicou a enfermeira Rosane Almeida de Freitas, coordenadora da Comissão. As córneas, o globo ocular e um dos rins serão transplantados em pacientes da lista de espera que são de Maringá. Os demais órgãos foram levados para Curitiba.  

A CIHDOTT do HUM informou o caso à Comissão de Organização de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes (COPOTT), da 15º Regional de Saúde, que acionou a equipe médica para fazer a captação. Participaram da captação um cirurgião do Hospital Evangélico de Londrina, um cirurgião da Santa Casa de Maringá, um residente de Cirurgia Geral, um interno de Medicina e a equipe do centro cirúrgico do HUM e uma enfermeira da COPOTT. Todo o processo foi acompanhando pelas enfermeiras Rosane e Andresa Cason, da CIHDOTT.

Hospitais credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que possuem mais de 80 leitos são obrigados, por lei, a instituir a CIHDOTT. A comissão participa do protocolo de determinação de morte encefálica e garante os cuidados necessários do provável doador. Também é de sua competência abordar a família e fornecer o suporte necessário, além de fazer contato com as comissões estaduais e acompanhar a equipe encarregada pela captação.