Cerca de 100 alunos da graduação e pós-graduação participaram das atividades da XVII Semana de Enfermagem, realizada entre os dias 22 e 24 de maio. Promovido pelo departamento de Enfermagem (DEN) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em parceria com o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), o evento teve como tema “Consciência profissional e a enfermagem no cuidado com a vida”.

Vanessa Denardi, presidente da comissão organizadora do encontro e coordenadora do curso de Enfermagem da UEM, diz que o tema foi sugerido pela Associação Brasileira de Enfermagem como fonte de discussões científicas em nível nacional. “Decidimos acatar a sugestão pela importância dos assuntos propostos”, diz ela.

Durante a semana, duas atividades trataram especificamente do assunto: a palestra magna “Sistematização da assistência da enfermagem: evolução e tendências”, proferida pelas enfermeiras Mirian de Abreu Almeida, doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Vera Lucia Mendes Dias, do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, e o mini curso “Sistematização da Assistência de Enfermagem Informatizada”, ministrado pela enfermeira Vera Lúcia.

De acordo com Vanessa, a sistematização da assistência da enfermagem (SAE) estabelece a atuação do enfermeiro seguindo um método científico e está prevista em lei. “A SAE traz clareza ao processo, levanta dados, faz o diagnóstico de enfermagem, prescreve os cuidados e avalia os resultados da assistência”, explica. A enfermeira Vera Lúcia Mendes Dias, referência no assunto, apresentou a experiência do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, onde a SAE é aplicada de maneira informatizada. “Esta é a tendência do HUM e é fundamental para o trabalho do enfermeiro”, diz Vanessa.

O papel do enfermeiro na abordagem familiar para captação de órgãos e prevenção e tratamento de feridas também foram temas de mini cursos. A palestra “Educação e enfermagem: processo para uma construção emancipatória”, a conferência “A formação do enfermeiro na UEM”, seguida pelo fórum que debateu o assunto foram, na avaliação de Vanessa, momentos importantes de construção coletiva sobre a formação e a qualificação técnico científica.