Um projeto desenvolvido pelo professor do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UEM, Rafael Germano Dal Molin Filho, foi o primeiro colocado na quinta edição do Prêmio Caixa de Projetos Inovadores com Aplicabilidade na Indústria Metalúrgica, Mecânica, Eletrônica, Materiais Elétricos e Construção Civil. A cerimônia de entrega da premiação foi no último dia 29, durante o jantar da 6ª Festa em Comemoração ao dia da Indústria, em Londrina.

Intitulado Concreto autoadensável com cinza do bagaço da cana-de-açúcar, o projeto fez parte da pesquisa de mestrado de Molin Filho no Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana (PEU) da UEM, sendo orientado pelo professor Romel Dias Vanderlei, do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da UEM. O 2° lugar ficou com o projeto Linha de montagem para produção de habitações em light steel frame, da UFSCar e, em 3° lugar, o projeto Bicicleta movida a ar, da UFPR.
O trabalho de Molin Filho ainda contou com a colaboração de dois alunos de graduação do curso de Engenharia Civil, Lucas Seemann Kim e Otávio Tadashi Quadros Watanabe, que desenvolveram seus projetos de iniciação científica (PIC), e ainda com a colaboração de dois alunos do PEU, os engenheiros Marisa Fujiko Nagano e Hugo Sefrian Peinado. Os pesquisadores fazem parte do Grupo de Desenvolvimento e Análise do Concreto Estrutural (GDACE), liderado pelo professor Romel Dias Vanderlei.

A dissertação de mestrado do professor Rafael Germano Dal Molin Filho, com o resultado da pesquisa, pode ser consultada na página do Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana.