A maioria dos candidatos do Vestibular de Inverno 2013, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), é mulher (56,4%), tem 17 anos (41,7%), é branca (76,4%) e paranaense (76%). 25,6% dos inscritos moram em Maringá e 32,1% em outra cidade da região noroeste do Paraná. São Paulo é o estado que enviará o maior número de pessoas para as provas (16,9%), que serão aplicadas de 7 a 9 de julho. Os dados foram divulgados na última terça-feira (4), pela Comissão Central de Vestibular Unificado (CVU) da UEM, com base em respostas a questionários de múltipla escolha aplicados no momento da inscrição.

As informações oferecidas pelos candidatos ainda mostram que a maior parte deles fez o ensino fundamental (44,5%) e o médio (42,2%) na escola pública, e não frequentou pré-vestibular (55,9%). Os pais cursaram até o ensino médio e sua renda familiar fica entre três e cinco salários mínimos (27,6%). Sobre a família, a maioria tem casa e veículos próprios (53%).

A análise do questionário socioeconômico aponta ainda que 15,3% dos candidatos são de cor parda. Os indígenas representaram 0,2% dos concorrentes. Outros 6% declararam ser de cor amarela e 2,1%, preta.

Essas são as características da maioria dos 21.268 inscritos no concurso. O resultado sai no dia 26 de julho. A matrícula dos candidatos aprovados no limite das vagas será realizada de 10 a 13 de janeiro de 2014, exclusivamente pela internet, em www.daa.uem.br. O início das aulas será em fevereiro de 2014.