Começa, nesta quarta-feira (5), a quarta edição do Congresso Nacional de Linguagens em Interação (Conali). Sob a temática Múltiplos Olhares, o evento reúne mais de 900 inscritos e se consolida como um dos mais importantes na área, oportunizando a troca acadêmica e científica entre pesquisadores de Linguística, Literatura, Línguas Estrangeiras e áreas afins. A solenidade de abertura terá início às 19h30, no auditório da Unifamma com a conferência Camões sob o signo da incerteza, proferida pelo professor Helder Malta Macedo.

Autor de uma vasta obra, desde a poesia à ficção, Macedo é professor emérito da Universidade de Londres, King’s College. Entre outros cargos acadêmicos na instituição londrina, ele foi professor de Estudos Portugueses e Brasileiros, chefe do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros e diretor associado do Instituto de Estudos Românicos, na Escola de Estudos Avançados. Também foi professor catedrático visitante em Harvard University e em diversas universidades brasileiras, como a USP e a Unicamp.

Estudos Linguísticos, Ensino a Distância, Literatura, Leitura e Mídia são alguns dos temas que estarão em debates nas diversas mesas-redondas agendadas durante o evento, que segue até sexta-feira (7).
A programação do Conali também engloba minicursos que são uma forma de apresentar não apenas resultados de pesquisas, mas também permitir uma maior interação entre participantes e uma aplicação prática de propostas pedagógicas para o dia a dia docente. Do mesmo modo, as oficinas darão a oportunidade de uma troca de experiências vivenciadas no ensino com a proposta de enriquecer a reflexão e a prática em sala de aula.

A promoção é do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá. Para consultar a programação do Congresso acesse o link. Para outras informações entre em contato com a secretaria do evento pelo fone 44 3011-4733.