Em reunião realizada no início da tarde de hoje, 28, entidades da sociedade civil declararam apoio à criação do serviço de Oncohematologia Pediátrica do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). Em almoço organizado na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), o encontro reuniu diretores do HUM, o reitor da UEM, Julio Santiago Prates Filho e representantes da 15º Regional de Saúde, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Acim, Câmara de Vereadores, Rotary International, Lions Club e Loja Maçônica.

O ambulatório de oncologia infantil já está funcionando no Hemocentro Regional de Maringá, unidade responsável pelo diagnóstico de câncer em crianças e adolescentes. Feito o diagnóstico, o paciente é encaminhado para tratamento nos serviços públicos de referência ou privados da cidade. Quando o serviço de oncohematologia estiver funcionando integralmente, o tratamento desses pacientes será feito em Maringá na rede pública, evitando o deslocamento de crianças e familiares para Curitiba. De acordo com dados fornecidos pela representante da 15º Regional de Saúde, atualmente há 28 crianças de Maringá em tratamento de câncer fora de casa.

Magda Lúcia Félix de Oliveira, superintendente do HUM, e Silvia Maria Tintori, diretora do Hemocentro, fizeram rápidas apresentações sobre as duas unidades. De acordo com a superintendente, a chegada, em junho, do mamógrafo de alta tecnologia capaz de precisar os diagnósticos de câncer de mama é o primeiro passo no caminho do tratamento de câncer no hospital. Reconhecendo que o novo serviço vai demandar maior estrutura física, a superintendente esclareceu que já há 10.928 metros quadrados de obras em andamento no HUM.

O presidente da Acim, Marco Tadeu Barbosa, afirmou estar sensibilizado com a causa e colocou a associação comercial como parceira do HUM e das demais entidades para tentar viabilizar a implantação do serviço, atitude seguida por todos os presentes. Julio Santiago Prates Filho, reitor da UEM, agradeceu a iniciativa e o apoio dos representantes da sociedade civil. Na semana que vem o grupo reúne-se novamente para discutir o plano de trabalho e para conhecer o ambulatório de oncohematologia do Hemocentro e o HUM.